Terça, 07 Mai 2024

Coleção Grandes Nomes do ES conta a vida de Guilherme Santos Neves

Coleção Grandes Nomes do ES conta a vida de Guilherme Santos Neves
Em duas obras lançadas seguidamente, a coleção Grandes Nomes do Espírito Santo está contemplando dois dos principais nomes do estudo e divulgação da cultura popular capixaba. Em agosto, o projeto capitaneado por Antonio de Pádua Gurgel lançou uma biografia sobre Hermógenes Lima Fonseca. Na próxima quinta-feira (19), a coleção lança a edição sobre Guilherme Santos Neves. 
 
Um comentário é conveniente: a diferença entre esta edição e boa parte das demais é que o trabalho sobre Guilherme Santos Neves foi entregue a um profissional que têm profunda relação com o biografado, o historiador Fernando Achiamé, que escreve o livro com uma jornalista de boa reputação no mercado, Linda Kogure. 
 

 
Uma outra exceção pode ser feita à obra sobre Homero Massena, escrita pelo artista plástico Kleber Galvêas, seu discípulo. Na maior parte das vezes, a coleção se contenta em tecer uma referência burocrática a seus biografados.
 
Um dos estudiosos mais destacados da sua geração, o escritor, professor e foclorista Guilherme Santos Neves iniciou suas pesquisas do folclore capixaba na década de 1940. Nascido em Porto Final, distrito de Mascarenhas, Baixo Guandu, Guilherme formou, ao lado de Renato Pacheco e Hermógenes Lima Fonseca, a chamada Santíssima Trindade do folclore capixaba.
 
As atividades de pesquisa do folclore capixaba cobriram quase todo o território do Estado. O pesquisador produziu em centenas de estudos sobre as mais diferentes manifestações folclóricas, bem como em milhares de fotografias, inúmeras gravações em áudio e vários filmes.
 
Guilherme faria 97 anos no último sábado (14). E em 1932, casou-se com Marília Monteiro de Almeida, filha do engenheiro Ceciliano Abel de Almeida. Tiveram três filhos. Dois são escritores, renomados: Luiz Guilherme Santos neves e Reinaldo Santos Neves.
  
Serviço
O lançamento do livro Guilherme Santos Neves, da Coleção Grandes Nomes do Espírito Santo, acontece nsta quinta-feira (19), a partir das 19h, na Biblioteca Pública do Espírito Santo. Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória. Entrada gratuita.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 07 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/