Domingo, 28 Abril 2024

Com três histórias fortes, Raça fala das questões étnico-raciais no Brasil

Com três histórias fortes, Raça fala das questões étnico-raciais no Brasil
Os diretores Joel Zito Araújo e Megan Mylan seguem três personagens bem diferentes, mas envolvidos em situações semelhantes. O documentário Raça retrata uma batalha contemporânea pela igualdade no Brasil, um país que se orgulha pela multiplicidade, mas que ainda não conquistou uma democracia racial.
 
 
A primeira história é sobre um famoso cantor negro que está sendo lançado em uma emissora de TV, a segunda acompanha um senador negro que luta pelo Estatuto da Igualdade Racial. E a terceira, uma neta de africanos escravizados que defende os direitos de sua terra ancestral. Apesar de levantar a bandeira da igualdade racial, o foco do filme é no comportamento dessas pessoas e no entorno que envolvem essas histórias.
 
Uma delas é a história da quilombola Elda Maria dos Santos, Dona Miúda, da comunidade de Linharinho, no Espírito Santo. Ela representa toda a resistência e luta dos descendentes africanos, constantemente oprimidos pelos interesses econômicos que cada vez mais rodeiam as terras que são suas por direitos. 
 
Joel Zito trabalha junto com a premiada cineasta norte-americana Megan Mylan, juntos eles fazem um retrato sutil dos três personagens que escolheram, apesar de tratarem de problemas ainda muito complicados. Raça completa a trajetória cinematográfica de Joel Zito, que dirigiu os filme A Negação do Brasil (2001), Filhas do Vento (2004) e Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado (2009).
 
Serviço
Raça ( Brasil/EUA, 2012, 106 minutos, 12 anos) 
Cine Metrópolis: 16h30 e 20h. Exceto Sábado, Segunda e Quinta-feira.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/