segunda-feira, dezembro 29, 2025
31.9 C
Vitória
segunda-feira, dezembro 29, 2025
segunda-feira, dezembro 29, 2025

Leia Também:

Cultura e devoção marcam Festa de São Benedito e São Sebastião

Evento em Conceição da Barra reúne manifestações culturais como o Ticumbi

O município de Conceição da Barra será palco, a partir desta terça-feira (30), da tradicional Festa de São Benedito e São Sebastião, que reúne cultura e devoção no norte do Espírito Santo. As celebrações começam com o Ensaio Geral do Ticumbi de São Benedito, uma manifestação secular que une religiosidade e resistência, que ocorre primeiro na sede na cidade, e termina em 20 de janeiro, na vila de Itaúnas.

O Ensaio Geral antecede uma procissão fluvial pelo Rio Cricaré. A festa presta homenagem a São Benedito, cuja imagem permaneceu intacta quando atearam fogo ao tronco onde se escondia a figura lendária de Benedito Meia-Légua, líder quilombola e herói da região.

O grupo vai até a comunidade de Barreiras para buscar a imagem do santo e retorna à sede do município, onde os integrantes, com suas vestes brancas, coroas de flores e fitas coloridas, apresentam-se pelas ruas, casas e igrejas ao som dos pandeiros.

Apoena Medeiros

Nesta terça-feira, a programação começa à noite, na comunidade quilombola de Córrego do Alexandre, às 19h, com a Ladainha. Em seguida vem o Jongo de Nossa Senhora Aparecida, com Mestre Douglas; Forró de Sapezeiro; e ensaio geral do Ticumbi de São Benedito, do Mestre Berto.

O Ticumbi, que existe na região há mais de 300 anos, é uma representação que remonta aos duelos de antigos reinos africanos. O Rei de Bamba e o Rei de Congo, junto a seus embaixadores (ou secretários), entram em conflito para a realização de uma festa. O ato é composto por música (com viola e pandeiros), cantos, dança, coreografia, encenação e versos falados. O roteiro é o mesmo, mas os textos mudam a cada ano, trazendo elementos da atualidade e tornando o espetáculo sempre uma novidade. 

O Jongo, por sua vez, é uma dança e manifestação cultural afro-brasileira que envolve canto, dança e percussão de tambores respondidos pelo coro. Fazem parte também três homens, que tocam tambores e um reco-reco.

Na véspera do Ano Novo, a festa começa às 6h, no Cais da Barra, com uma procissão fluvial que vai até Barreiras. Às 9h, haverá a chegada do Ticumbi de São Benedito e jongo no cais, com recepção das Pastorinhas, que anunciam o nascimento de Jesus, sob o comando da mestra Dária Bobbio. Haverá, ainda, os jongos de São Benedito das Piabas, Nossa Senhora Aparecida, Sant’Ana, São Cosme e Damião e Nossa Senhora da Conceição.

O primeiro dia de 2026 começa com missa na Igreja de São Benedito, às 10h. Ainda pela manhã, terá o Ticumbi de São Benedito, às 11h30. A última atividade do dia será às 13h, com o Jongo de São Benedito das Piabas. Na sexta-feira (2), a programação será noturna, em frente à Igreja Matriz, com Reis de Bois das Barreiras, às 19h, e, em seguida, Reis de Bois de Porto Grande. O Reis de Boi é uma manifestação popular semelhante à Folia de Reis.

Nos dias 3 e 4 de janeiro, a programação será no mesmo local e também vai começar às 19h. No sábado (3), haverá apresentação das Pastorinhas, Reis de Bois de Mestre Nilo e Reis de Bois da Vila. No domingo (4), Reis de Boi de Mestre Antônio Conceição e Reis de Mestre Nenê.

A festa dará uma breve pausa e retorna na comunidade de Barreiras, onde acontecerá de 9 a 11 de janeiro. No primeiro dia em Barreiras, a programação começa às 18h, com os Reis de Boi dos mestres Nilo, Euclides, Dito, Nenê e Antônio Conceição. No dia seguinte, às 21h, haverá show de forró. No domingo (11), último dia da programação, pela manhã, às 10h, começa a missa a São Benedito das Piabas, seguida do Ticumbi de São Benedito. À tarde, a primeira atividade será o Jongo de São Cosme e Damião, seguido dos de Sant’ana, São Benedito das Piabas e Nossa Senhora Aparecida. A programação termina às 15h, com as Pastorinhas.

Festividade em Itaúnas

De Barreiras a festa vai para Itaúnas, onde acontecerá de 15 a 20 de janeiro. No dia 15, após a novena, que será às 19h, o público verá a apresentação do Reis de Boi da Vila, seguida do ensaio geral do Ticumbi de Itaúnas. Na sexta-feira (16), a programação começa cedo, às 8h, com a chegada do Ticumbi de Itaúnas na ponte do distrito, e retorna no final da tarde, às 17h, com fincada do mastro de São Sebastião.

Danilo Lopes

Após a novena, que acontece às 19h, terá apresentação do I Ato do Alardo de São Sebastião, expressão folclórica e religiosa tradicional do norte do Espírito Santo, especialmente em Conceição da Barra, que encena batalha simbólica entre cristãos (de azul) e mouros (de vermelho) pela posse da imagem de São Sebastião, culminando na conversão dos mouros e na vitória da fé cristã, com muita música de tambores, danças e fogos. Depois tem Reis de Boi de Mestre Antônio Conceição, Jongo de Sant’ana e Jongo de São Bartolomeu. Também haverá apresentação de grupos convidados e ensaio geral do Ticumbi de Bongado, no sítio de João Véio, na comunidade Santa Isabel.

No sábado (17), às 8h, tem a chegada do Ticumbi do Bongado, com recepção das Pastorinhas. Também pela manhã, às 10h, missa de São Benedito na capela dedicada. A programação recomeça às 13h e vai até 1h30, com Reis de Boi de Mestre Dito; Pastorinhas; Jongos de São Benedito das Piabas e de São Cosme e Damião; Capoeira Itaúnas; procissão de São Benedito; II Ato do Alardo de São Sebastião; jongos de São Benedito e São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida, São Cosme e Damião, São Benedito das Piabas e Nossa Senhora da Conceição; além dos Reis de Boi dos mestres Dito, Euclides, Nilo e Nenê.

No domingo (18), pela manhã, haverá missa na Igreja de São Sebastião, às 9h, Ticumbi do Bongado, às 10h30, e Ticumbi de Conceição da Barra, ao meio-dia. À tarde, às 14h, Jongo de São Cosme e Damião, seguido do Jongo de São Benedito das Piabas. A programação noturna começa às 19h, com novena a São Sebastião e missa. Logo após, Jongo de Santa Isabel e Samba de São Benedito. Os últimos dois dias de festa, que são 19 e 20 de janeiro, contarão na programação com missa às 19h na igreja de São Sebastião.

Mais Lidas