Domingo, 28 Abril 2024

Cursos de Letras da Ufes vão ganhar empresa júnior

orlando_lopes_FotoRedesSociais Redes Sociais

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) vai consolidar, no segundo semestre, uma empresa júnior dos cursos de Letras. A Palimpsesto, que é como se chamará, contará com editora de mesmo nome, um núcleo de produção de eventos e cerimoniais acadêmicos e a Agência Curiosa, para trabalhar a educação e formação cultural de maneira lúdica. A iniciativa, que tem como coordenador de implementação o professor Orlando Lopes, está em fase de estruturação.

Redes Sociais

Orlando informa que a Palimpsesto já tem sala própria e se empenha, por exemplo, na captação de recursos. Uma das formas é por meio de um projeto de evento sobre Inteligência Artificial (IA) proposto para o Fundo de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). Também estão sendo organizadas visitas a editoras, como a Cousa e a Editora da Ufes (Edufes), além da formação de equipe para a produção de uma edição especial do livro Canaã, de Graça Aranha.

Centenário

A expectativa, segundo Orlando, é de que a edição especial de Canaã esteja pronta no final de 2024. A ideia foi motivada pelo centenário do Modernismo, completado recentemente, mas pouco comemorado. Além de Graça Aranha ser modernista, o livro dialoga com o Espírito Santo, tratando da imigração alemã em território capixaba, portanto, possibilita o diálogo entre o Espírito Santo e o Modernismo.

Agência e Núcleo

A Agência Curiosa terá como uma de suas bases a competência pedagógica do curso, por meio de realização de atividades como gincanas socioculturais, formação cultural e consciência ambiental, por meio da "diversão, do prazer, da curiosidade". Já o núcleo de produção de eventos e cerimoniais acadêmicos será um espaço para o acadêmico de Letras aprender a se dedicar à organização de eventos.

Palimpsesto 

Orlando explica que Palimpsesto é uma técnica de reutilização de pergaminhos. Por serem caros, escrevia-se por cima desses materiais já utilizados. Isso permitiu a recuperação de vários textos em uma mesma folha. O Palimpsesto dialoga com a ideia da empresa júnior, segundo o professor, que é de recuperar o que não está em voga na cultura, mas é relevante.

Aprovado!

A iniciativa terá gestão dos estudantes, servindo ainda de fonte de renda. É, portanto, uma ideia muito importante não somente para a permanência dos estudantes na universidade, principalmente os de origem popular, mas também para a formação acadêmica e abertura de oportunidades no mercado de trabalho. A empresa júnior será capaz de apontar novos caminhos para a vida profissional dos licenciados em Letras, para além da docência, que normalmente é mostrada como única alternativa para os formados na área.

Hip Hop

A deputada estadual Iriny Lopes (PT) realizará, no dia 16 de junho, às 19h, na Assembleia Legislativa, a audiência pública "Cinquentenário do Hip-Hop: para além de cultura, um instrumento de cidadania". A atividade terá como objetivo debater a importância da cultura Hip-Hop como ferramenta de transformação social.

Caxambu do Horizonte

Inventário Caxambu do Horizonte

A Associação Grupo Cultural do Horizonte (AGCH), de Alegre, sul do Estado, realiza no dia 17 de junho a Festa de Santo Antônio Caxambu do Horizonte, a partir das 18h, no Espaço Zepelin, na altura do km 2 da BR 482. O evento começa com a Ladainha de Todos os Santos, seguida, a partir das 19h, da apresentação de grupos folclóricos, bingo, leilão e show com Jolma Morena & Rogério Cardoso.

Caxambu do Horizonte II

Farão apresentação durante o evento grupos de caxambu, como o Santa Cruz, da mestra Maria Laurinda Adão, da comunidade quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado; Jongo; Bate Flecha de São Sebastião, a exemplo do da Comunidade Quilombola de Sossego, em Guaçuí, no sul; Folia de Reis; Boi Pintadinho; Capoeira; e Dança da Fita, como a da mestra Dinha, do Caxambu Horizonte.

Caxambu do Horizonte III

O Caxambu do Horizonte tem mais de 90 anos. Liderado por Antônio Raimundo da Silva, começou suas atividades na antiga Fazenda do Horizonte, localizada em Alegre. Nos pontos entoados, traz a narrativa da história dos negros vividas no Espírito Santo. O fazer do grupo é apresentado por meio de fotos, documentos, vídeos, entrevistas e dos relatos dos familiares no projeto Inventário Afetivo Caxambu do Horizonte, no site.

Selo

Divulgação

Em 2024, serão comemorados os 150 anos da imigração italiana no Espírito Santo e no Brasil. Dando pontapé para as festividades, nesta semana foi apresentada oficialmente a marca comemorativa da data, em evento no Palácio Anchieta. A iniciativa é fruto da parceria entre a Associação Federativa Comunità Italiana do Estado, o Arquivo Público e o Comitê dos Italianos no Exterior.

Visibilidade Lésbica

Antecipando as atividades do mês da visibilidade lésbica, em agosto, a Associação Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade (Gold); a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT); o Conectando Mulheres Defendendo Direitos e o ONU Mulheres realizarão o Samba da Visibilidade Lésbica. Será no dia 18 de junho, das 14h às 19h, no Bar do Rominho, no Centro de Vitória. As atrações serão Grupo Olhar de Sedução e DJ Pussywagon. 

Até a próxima coluna!

Email:

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/