Sábado, 27 Abril 2024

???Depois de Maio??? retrata o pós-maio de 1968

???Depois de Maio??? retrata o pós-maio de 1968
Depois de Maio, novo longa do diretor francês Olivier Assayas, estreia no Espírito Santo neste interessantíssimo momento em que manifestações de rua há um mês varrem o país. O filme retrata o pós-maio de 68, aquele mês, daquele ano, em que ruas do mundo inteiro provocaram um cataclismo cultural sem precedentes no século XX.
 
Claro, não é o caso de listar os encontros e desencontros entre aquele maio e este junho. São muitos. Mas o que move os jovens brasileiros de hoje? O desejo de mudança, mesmo anseio que move o jovem Gilles, 18, na Paris de 1971. Porém, não tanto. 
 
Fervem as ruas de Paris e ferve o jovem Gilles. Ele é certamente contaminado pelo ardor revolucionário; mas também é um apaixonado por cinema e pintura. Numa época de transformações externas, Assayas filma também as internas, típicas de um jovem de 18 anos, em quem borbulham desejos e perguntas, mas faltam as respostas. 
 



Nascido em 1955, Assayas viveu esse “depois de maio”. Até certo ponto, o filme apresenta um quê de autobiográfico. Especialmente quando sabemos que, em meados da década passada, ele publicou Uma Adolescência no Pós-Maio, texto memorialístico que dedicou à viúva do filósofo Guy Debord (cujo A Sociedade do Espetáculo foi uma das bíblias dos jovens de 68). 
 
Outra curiosidade: em 94 Assayas lançou Água Fria, em que também oferece uma impressão sobre a adolescência nos anos 70. Aqui o protagonista também se chama Gilles.
 
Serviço
Depois de Maio (Après mai, França, 2012, 122 minutos, 16 anos) 
 
Cine Jardins - Shopping Jardins: Sala 1. 21h10.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/