Segunda, 20 Mai 2024

Depois de nove anos, Rosana Paste abre exposição no Estado

Depois de nove anos, Rosana Paste abre exposição no Estado
 
As memórias, os afetos e as marcas que um corpo carrega são o tema central da exposição inédita de Rosana Paste. Em eumuseu, a artista reuniu esculturas, fotografias, desenhos, plotagens, adesivos, nos quais o corpo é o objeto de arte. A abertura da mostra será nesta quinta-feira (8), às 19h30, na Galeria Matias Brotas. A artista também lança seu livro eumuseu rosana paste, na mesma ocasião. 
 
Essa é a primeira exposição individual de Rosana, que ficou nove anos participando de exposições coletivas e amadurecendo o seu trabalho. “Necessito de tempo para pensar pois não trabalho uma obra de arte, mas sim um projeto onde vou desenvolvendo um conjunto de trabalhos”, explica a artista. O projeto eumuseu iniciou-se em 2002, mas as esculturas e o livro foram realizados entre 2013 e 2014.
 
Essa preocupação com o corpo fica presente na proposição artística Geografia Genética, na qual a artista revela a ação do tempo no corpo de três gerações, no caso, o corpo da artista, do seu filho e da sua mãe. “As fotos são das mesmas partes dos corpos onde a pele fica em evidência. Além de uma proposição artística é também uma provocação, qualquer um pode fazer o seu”, convida Rosana. 
 
 
Já na performance  Artista de corpo presente, Rosana convida Taiza Ammar, Lobo Pasolini e Jocimar Nalesso para fotografarem seu processo de criação. O resultado foi publicado no livro eumuseu rosana paste. “Esse trabalho só poderia ser constituído com esse modelo: Afetividade, conhecimento profundo dos participantes e uma autoria hibridizada, pois todos somos propositores do livro, todos somos autores do eumuseu rosana paste”, revela. 
 
Rosana conta que o fotógrafo foi o seu cúmplice. Jocimar pode captar flagrantes que só foram possíveis devido à intimidade entre eles. Além das esculturas, o livro apresenta desenhos e pensamentos da artista e textos de Lobo Pasolini. A designer Taiza Ammar foi a responsável por cortar e montar os registros fotográficos e os textos, criando novas interpretações para os trabalhos.
 
Duas esculturas se destacam na mostra. Os múltiplos Entre Rainhas, que são sete cadeiras de aço inox com veludo, “tem uma pegada irônica mesmo, mulheres adoram sentar e conversar”. E Calcinha para noite de núpcias, um trabalho que começou em 1954, “é uma peça linda daquelas que encontramos em nossas gavetas de memórias familiares, que reterritorializei em 2011 como objeto de arte”.
 
Para a artista, a mostra eumuseu é um conceito ampliado de museu, “talvez nossa maior peça de museu seja nossa genética, uma vez que ela nos é dada”, afirma.
 
Serviço
 
Abertura da exposição e lançamento do livro eumuseu rosana paste será nesta quinta-feira (9), às 19h30, na Galeria Matias Brotas. Avenida Carlos Gomes de Sá, 130, Vitória. (subida da Maternidade Santa Úrsula. A exposição vai até 14 de junho. Horário de funcionamento da Galeria Matias Brotas – Terça a sexta – das 10h às 19h e sábado das 10h às 15h

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/