Terça, 14 Mai 2024

Documentário resgata a imigração europeia no ES

Documentário resgata a imigração europeia no ES
O documentário Era Assim... Naquela Época resgata a memória de descendentes de imigrantes europeus no Espírito Santo - a produção audiovisual foi idealizada por Ricardo Sá. Ela se desenrola por pouco mais de meia hora e tem a intenção de rememorar parte da construção da identidade do estado.
 
As pesquisas foram iniciadas em 2011 em acervos das próprias famílias entrevistadas, em livros e materiais do Arquivo Público do Espírito Santo, dando base à ideia do cineasta. Agora, após a finalização do projeto é hora de trazer o material ao público nesta quinta-feira (6), no Cine Metropolis.
 
As fotografias foram as referências mais presentes devido ao fato do recorte do filme ser, principalmente, os anos 1930 e 1940. Por esse fator, quem for espectador, vai acompanhar mais de 200 imagens de famílias do período.
 
Ricardo Sá tomou como partida a procura para averiguar as regiões colonizadas pelos europeus no Espírito Santo, e nem tudo foi fácil: em Rio Novo do Sul, um dos municípios de interesse, as fontes de pesquisas eram escassas. “Embora tenha sido um lugar com o maior número de etnias, a gente não conseguiu chegar até a raiz delas: essa memória está perdida”, conta.
 
Ricardo é responsável pelo roteiro, produção, imagens, montagem e direção. Além disso, o documentário é composto por Bianca Sperandio (montagem, animação de fotos e finalização), Mônica Nitz (montagem), Greco Nogueira (trilha sonora) e Charles Machado da Silva (arte da capa). 
 
A equipe apontou sete etnias diferentes em municípios como Domingos Martins, Santa Leopoldina, Santa Tereza e Vila Pavão. Eles não chegaram a presenciar o cotidiano dos descendentes, foi um registro da transmissão oral de conhecimento dos antepassados vindos da Europa para seus descendentes: músicas, alimentos e tradições, por exemplo.
 



Ricardo Sá não é um novato nesse esquema para documentar povos e raças responsáveis pela formação do Espírito Santo. Ele produziu alguns trabalhos com os índios Guarani, sendo Reikwaapa o último trabalho – um projeto que demonstra como é realizado o rito de passagem da infância para a adolescência desse povo indígena.
 
Além disso, o cineasta carrega em sua bagagem Procurando Madalena, título inspirado na música de Martinho da Vila e que tem como temática a manifestação cultural do congo; e Reis Quitumbis, que observa as manifestações culturais dos quilombos localizados em Sapê do Norte, região que entre os municípios de São Mateus e Conceição da Barra, no norte do Estado.
 
Serviço
Era Assim... Naquela Época será lançado esta quinta-feira (6), a partir das 19h, no Cine Metropolis, Ufes. Av. Fernando Ferrari, 514, campus de Goiabeiras, Vitória. Entrada franca.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 14 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/