Sexta, 29 Março 2024

Documentário retrata histórias de moradores de distrito de Mimoso do Sul

documentario_entretorres_foto_ariny_bianchi Ariny Bianchi
Ariny Bianchi
Entretorres é o nome do documentário que será lançado na próxima sexta-feira (7), às 19h30, no YouTube. A obra dirigida por Fabíola Buzim, com roteiro de Anderson Cacilhas, entrevista moradores de São José das Torres, distrito de Mimosol do Sul. As histórias são conduzidas pelos próprios entrevistados e abordam terror, assombração, amores, sexualidades dissidentes, violências, crimes, festas, lendas, opressões e alegrias. Para quem perder a estreia, o filme ficará disponível até a madrugada entre domingo (9) e segunda-feira (10).

Rede Cultura Jovem em debate

No próximo encontro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Culturais (Gepcult), o tema será "Estudo sobre o Programa Rede Cultura Jovem", política que incentiva o protagonismo da juventude no Espírito Santo, mas que foi descontinuada com as mudanças de gestão. O encontro vai ser no dia 3 de maio, às 19h30, tendo como convidadas a artista plástica e gestora cultural Kênia Lyra, e a artista e educadora Muriel Falcão, ambas gestoras na época da Rede Cultura Jovem. O grupo se reúne na primeira segunda-feira de cada mês, sempre neste horário. Para participar do Gepcult inscreva-se aqui.

Cineclube Colorado reúne acervo para filmoteca 

Realizadores audiovisuais estão convidados para inscrever suas obras para a Filmoteca Colorado, realização do Cineclube Colorado. O objetivo é reunir um acervo de filmes que não estão em plataformas comerciais e queiram liberar a exibição para fins não comerciais, para que possam ser disponibilizados a cineclubes e espaços sem fins lucrativos, para que possam realizar suas sessões. O cadastro é por meio de formulário online.

Tertolino Balbino completa 88 anos 


Mestre emérito do Ticumbi de São Benedito, em Conceição da Barra, Tertolino Balbino, o Mestre Terto, completou na última semana 88 anos, 64 deles à frente do principal grupo da manifestação de cultura popular que existe apenas no norte do Espírito Santo. Na ocasião de mais um aniversário, seu neto Thiago Balbino, talentoso artista, publicou em sua página no Instagram uma série de desenhos em homenagem ao avô. Que venham mais muitos anos de vida para seu Terto, figura única na cultura capixaba!

Fames abre 120 vagas para curso superior em música 

A Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) anunicou a data de inscrições para seu processo seletivo do ano letivo de 2021. Elas estarão abertas de 7 a 14 de maio, com 120 vagas entre Licenciatura e Bacharelado em Música, com habilitações em Instrumento, Canto e Música Popular. Neste ano, por conta da pandemia, todo processo de seleção será feito online, inclusive as provas práticas. As provas acontecem até o final de maio, por plataforma online. As informações sobre o vestibular estão disponíveis no site: vestibular.fames.es.gov.br. O resultado final será divulgado no dia 7 de junho, com matrículas de 8 a 11 do mesmo mês.

Thelema anuncia agenda de atividades culturais em maio

O espaço cultural Thelema, no Centro de Vitória, tem um calendário de atividades online para o mês de maio. A agenda começa no dia 12, às 19h, com a tradicional Quarta Poética, agora em formato virtual, com leituras e declamações de textos em diversos gêneros literários, com condução da produtora cultural Ruth-Léa Souza. No dia 19, também às 19h, haverá uma edição do Prosas Literárias, que acontece desde 2019 com lançamentos de livros e bate-papos literários. A convidada da vez é a escritor Elaine Dal Gobbo, também jornalista do Século Diário, que fala sobre seu livro recém-publicado, "Trânsitos de alma". As atividades acontecem pelo Instagram da Thelema. Durante o mês, ainda haverá uma Oficina de Dança Afro-Brasileira, com quatro aulas conduzidas pelos dançarinos Danilo dos Anjos e Thais Almeida, nos dias 11, 13, 18 e 20 de maio, também às 19h.

Podcasts trazem dramaturgias feministas e língua indígena

Tendência crescente nos últimos tempos, os podcastas têm sido um instrumento para divulgar também a cultura do Espírito Santo. Entre os lançamentos recentes estão dezenas de áudios da série Escute as manas: cenas sonoras e disparos feministas, realizado pelo projeto Elas Tramam, que fomenta a dramaturgia feminina no Estado. Também está nas redes o podcast do Língua Viva, que aborda as causas do desaparecimento da língua Tupi e o processo de retomada no Espírito Santo. O mesmo projeto também teve um live sobre políticas linguísticas para o Tupi, que pode ser assistida aqui.

Auri lança faixa inédita com videoclipe

 é o nome da nova canção da banda Auri, primeira faixa inédita lançada pelo grupo desde 2019, já que nos últimos tempos o grupo vinha no processo de recriação de suas músicas com um EP ao vivo e outro no estilo 8-bit. O single já vem com um clipe em preto e branco, que você pode conferir abaixo.  é o primeiro material apresentado de uma série de lançamentos que devem vir, com promessa de trazer um som "mais denso, com arranjos mais encorpados, novas texturas de timbres e com letras que dialogam mais com questões pessoais e emocionais". O Auri é formado por Everton Radaell (voz e guitarra), Thaysa Pizzolato (teclado e sintetizador), Danilo Galdino (guitarra e backing vocal), Bernardo John (baixo) e Bruno Miranda (bateria).

Reformulação da coluna 

Para os leitores fiéis (e também aos infiéis), avisamos que a coluna CulturArte passará por um pequeno período de reformulação. Voltaremos em algumas semanas com alguns ajustes de formato e outras novidades, ok? Até logo!

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/