Sexta, 03 Mai 2024

Drama conta história de Guy Môquet, executado pelo regime nazista

Drama conta história de Guy Môquet, executado pelo regime nazista
 
Baseado em fatos históricos, o Mar ao Amanhecer conta a história do jovem francês Guy Môquet, que antes de ser executado pelos nazistas escreveu uma carta de despedida que ficou famosa e até hoje é estudada na França. Guy foi condenado à morte junto com outros 149 franceses por uma ordem de Hitler, que queria se vingar da França depois que integrantes do Partido Comunista atiraram em um oficial alemão, em 1941.
 
No filme, Guy Môquet é interpretado por Léo-Paul Salmain e faz parte da lista de prisioneiros políticos escolhida pelo próprio subprefeito francês. A lista contempla judeus, comunistas, estudantes revoltosos e outros “tipos” indesejados pelo governo da França, que colaborava com o regime nazista.
 
O diretor Volker Schlöndorff mostra um lado pouco explorado pelos cineastas que abordam o nazismo. Volker revela a resistência dos oficiais alemães em obedecer às rígidas ordens de Hitler, um dos comandantes inclusive tenta de todo o jeito diminuir o número de mortes de prisioneiros franceses.
 
Outra característica do diretor alemão é a intensidade com que ele conduz o filme. Durante todo o drama, a intenção de Volker é fazer com que os espectadores se sintam na pele dos condenados diante do inevitável fuzilamento.
 
Serviço
O Mar ao Amanhecer (La Mer à l'aube, França/Alemanha, 2013, 90 minutos, 16 anos)
Cine Jardins – Shopping Jardins: Sala 2. 19h20

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/