Sexta, 17 Mai 2024

Drama romeno mostra uma mãe obcecada pelo filho

Drama romeno mostra uma mãe obcecada pelo filho
 
Barbu (Bodgan Dumitrache) é um homem infeliz de 34 anos. Ele resolve mudar sua vida e finalmente sair da casa da mãe Cornelia (Luminita Gheorghiu), mas sua decisão desencadeia uma série de acontecimentos trágicos. Em Instinto Materno, Cornelia é uma mãe que extrapola todos os limites para continuar controlando e protegendo seu filho.
 
Cornelia trata Barbu ainda como se fosse uma criança e não permite que o filho fique longe de seus cuidados, além disso, ela vê a nova namorada do filho como uma rival. Em meio a todo esse conflito familiar, Barbu se envolve em um acidente de carro no qual ele mata um menino de 14 anos. Ao tomar conhecimento da tragédia, sua mãe faz de tudo para inocentá-lo.
 
Na delegacia, Cornelia adultera depoimento, suborna testemunhas e parece não se importar com a dor da família que acabou de perder o jovem. Cornelia representa o poder da burguesia enquanto a família da vitima é humilde e vulnerável. Nos momentos de tensão, Barbu, que antes pregava pela sua liberdade, deixa-se levar pela mãe, que assume todo o controle da situação. 
 
Instinto Materno utiliza-se do micro para falar de um contexto político macro, a atitude da mãe revela algumas fraturas sociais como o Estado controlador e a desigualdade social. O filme é dirigido por Calin Peter Netzer, que faz parte de uma nova geração de cineastas romenos que usam a câmera na mão e a representação das cenas de forma seca e direta. 
 
O longa de Calin Peter Netzer venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim. 
 
Serviço
 
Instinto Materno ( Pozitia Copilului, romenia, 2014, 110 minutos, 16 anos)
Cine Jardins - shopping Jardins: sala 2. 19h10

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/