Domingo, 28 Abril 2024

???Elena??? transforma vida real em arte de cinema

???Elena??? transforma vida real em arte de cinema

Rememorar mentalmente as lembranças infantis é a maneira que as pessoas encontram de seguir e lidar com as emoções que a memória traz à tona. É respirar. Petra Costa foi além para produzir Elena, seu primeiro longa-metragem.

 
A concepção do filme começou a caminhar quando ela descobriu o diário de sua irmã, Elena, quando ainda tinha 17 anos. Influenciada por Hamlet e sua Ofélia, a cineasta também encontrou inspiração em Bicho de Sete Cabeças (2001), de Laís Bodansky, para produzir o longa.
 
O projeto passeou por sua cabeça durante uma década: tempo em que Petra, aos poucos, foi desenvolvendo o enredo da produção audiovisual. Ela, porém, não ficou engessada - o premiado Olhos de Ressaca - curta de sua autoria - demonstra que a diretora só não colocou Elena em prática antes por não se sentir, ainda, preparada para mergulhar na história da irmã.
 
Elena Andrade, a irmã de Petra, era atriz e foi parar nos Estados Unidos, mais precisamente em Nova Iorque, para tentar carreira. A sua morte precoce, em 1990, aos 20 anos, se tornou prato cheio para a cineasta se adentrar em seu próprio universo familiar.
 
O suicídio no filme é tratado de forma sutil, pois essa não é a intenção. Em uma narrativa semelhante a uma carta para a irmã, o enredo vai entrelaçando o espectador. Elena, apesar de um nome só, aborda a relação familiar entre a mãe e as duas filhas: Elena e Petra.
 
Foi com a irmã mais velha que a diretora fez muitas primeiras coisas – aprendeu a dançar, a cantar e até ser atriz, nas caseiras gravações feitas por Elena. Por isso, não é surpresa que ela encene a trama. 
 
O trauma da súbita perda e toda a confluência de sentimentos que a história de sua vida incita, faz com que ela tome propulsão até Nova Iorque para encenar os passos de Elena – como se a qualquer momento fosse esbarrar com ela no metrô e deixando o espectador invadir a sua intimidade. Vivenciar a sua dor. 
 
Petra tinha sete anos quando Elena se mudou. Agora, crescida ela demonstra ao público como lida com a lembrança da irmã falecida, como ela ainda está presente e como foi o fato da irmã ter sido encontrada sem vida em um apartamento nova-iorquino por sua mãe.
 



O documentário trata essa relação a partir do momento em que a diretora convenceu sua progenitora a reviver a dor de visitar o bairro e a casa em que encontrou a filha morta – em um limiar entre a produção cinematográfica e a confluência de sentimentos.
 
Elena chega ao público carregando os prêmios de melhor direção, direção de arte, montagem e melhor filme segundo o júri popular no 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro - todos na categoria documentário - e Petra transformou o contexto de sua vida em arte de cinema.
 
Serviço 
Elena (Idem, Brasil, 2012, 82 minutos, 12 anos) 
 
Cine Jardins - Shopping Jardins: Sala 1. 19h10.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/