Quinta, 02 Mai 2024

Em ???Amor???, Michael Haneke aborda o inevitável fim da vida

Em ???Amor???, Michael Haneke aborda o inevitável fim da vida

A nova obra do diretor Michael Haneke, Amor, não tem nenhum pudor ao falar de velhice e de morte. O drama, que acompanha a rotina de um casal de professores de música que já passarem dos 80 anos, estreia este final de semana no Cine Metropolis e no Cine Jardins.

 
Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) levam a vida entretidos com pequenas atividades, cuidam da casa, fazem compras, vão ao teatro, são atenciosos e pacientes com as manias uns dos outros. Tudo vai bem até que Anne é abalada por um derrame, que deixa sequelas e vai degradando seu corpo e sua mente pouco a pouco. A partir de então, amor que os une é posto à prova.
 
Apesar do enredo sentimental, o diretor não abandona seu estilo visceral de contar histórias. A câmera está sempre estática e nunca deixa o apartamento do casal realçando a cumplicidade entre eles e o seu isolamento do resto do mundo.
 



A câmera incômoda de Haneke é implacável em mostrar como a personagem Anne, antes uma mulher carismática e uma exímia pianista, vai se apagando e perdendo a memória e a capacidade de se comunicar. 
 
O longa é um drama duro e intimista, que segue a mesma linha do filme anterior do diretor, A Fita Branca (2011), vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Amor, por sua vez, foi indicado ao Oscar 2013 em cinco categorias, e foi vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes e do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro. 
 
Serviço
Amor (Amour, Áustria/França/Alemanha, 2012, 127 minutos, 16 anos) 
 
Cine Jardins - Shopping Jardins: Sala 2. 16h35 e 19h.
Cine Metropolis: 14h10, 18h30, 20h50.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/