Sexta, 17 Mai 2024

Em livro, Fernando Gabeira revê 50 anos de política

Em livro, Fernando Gabeira revê 50 anos de política

Fernando Gabeira está vivo. É o próprio quem confirma logo na primeira frase de Onde Está Tudo Aquilo Agora? - Minha Vida na Política, um balanço de 50 anos de vida política, livro recém-lançado pela Companhia das Letras. Se na primeira frase ele garante que o homem biológico ainda vive, na segunda ele vai mais além: o homem político também está vivo. Quiçá mais que o biológico.

 
“No momento em que escrevo, ainda estou vivo. Quero dizer que não esgotei meus papeis históricos”, escreve Gabeira, 71, personagem único que viveu papeis diversos.



“Com isso, quero dizer que você não tem controle sobre o processo, sobre as situações da vida”, analisa, do Rio de Janeiro, em entrevista por telefone.
 
Em um, ele vem sendo vários. O estudante que engrossava passeatas contra o preço dos bondes, o revolucionário, o ecologista, o deputado, o ativista. O livro retoma as inúmeras atividades de um homem que não se fixou num só papel. 
 
Se política é um conceito fluido, Gabeira como pôde acompanhou sua fluidez: defendeu a democracia pela luta armada nos duros anos da Ditadura (foi preso e exiliado), se antecipou à causa ambiental (é um dos fundados do Partido Verde), chamou atenções para a política do corpo no verão de 1980 com apenas uma suga lilás de crochê.
 
Sem contar os 16 anos como deputado em Brasília e as campanhas para a prefeitura e para o governo do Rio. 
 
Mas há um Gabeira que perpassa e se sobressai a todos: o jornalista. “O jornalismo sempre preencheu minhas expectativas de novidade”, diz. No momento, é a atividade a que se dedica.
 
O livro que marca meio século de atividade política sai num momento em que Fernando Gabeira, mineiro nascido em Juiz de Fora, se afastou daquilo classifica como “política eleitoral” - ou seja, a política em seu sentido tradicional.



“Está difícil ganhar eleição majoritária, com meu perfil e com poucos recursos financeiros”, explica, complementando que a “teia de cumplicidades” que hoje vigora no parlamento torna o caminho ainda mais tortuoso.
 
“O eleitor fica decepcionado porque não consegue mudar”, pondera. A ele, no entanto, a política não decepcionou. “É coisa circunstancial essa coalizão fisiológica”, diz. Razão pela qual ele não descarta um retorno à política tradicional caso um dia o mude panorama.
 
Como diz a quarta frase do livro: “Não pretendo concluir, apenas fechar um ciclo”. 


Serviço
Onde Está Tudo Aquilo Agora? - Minha Vida na Política
Fernando Gabeira
Companhia das Letras
200 págs
R$ 29,50 em média

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/