Quinta, 02 Mai 2024

Encontro Nacional de Folias de Reis toma as ruas de Muqui

Encontro Nacional de Folias de Reis toma as ruas de Muqui


Trajando indumentárias coloridas, com chapéus enfeitados por fitas e flores, e entoando canções religiosas, 70 grupos de folias de reis vão participar do tradicional encontro nacional que, todos os anos, toma conta das ruas do sítio histórico de Muqui. Em sua 63ª edição, o Encontro Nacional de Folias de Reis de Muqui acontece neste sábado (21), ao longo de todo o dia, com homenagens e entrega de troféus à noite.
 
Considerado pelos historiadores o mais antigo e maior encontro de folias no Brasil, o encontro é um belo espetáculo da cultura popular e uma das marcas da identidade cultural do povo capixaba, reunindo grupos das regiões Norte e Sul do Espírito Santo e também de outros Estados brasileiros, como Rio de Janeiro e Minas Gerais.
 
A programação terá início às 8h, com a chegada dos grupos ao núcleo do sítio histórico e café da manhã. A abertura oficial do evento, com presença de autoridades, acontecerá às 10h, seguida de reunião com os mestres.
 
A partir das 15h, os grupos sairão em cortejo, entoando suas canções religiosas, em direção à Igreja Matriz da cidade para a benção. Em seguida, as folias serão recebidas nas casas históricas.
 
O encontro fomenta turisticamente a cidade, com aproximadamente cinco mil pessoas, além dos foliões que participam do encontro.
 
A folia de reis é um festejo de origem portuguesa, ligado às comemorações do culto católico do Natal que, trazido para o Brasil, ganhou força no século XIX, nas regiões onde a cafeicultura prosperou, sobretudo nas pequenas cidades de Estados como Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Goiás.
 
Manifesta-se na passagem bíblica em que o menino Jesus foi visitado por três Reis Magos, denominados Belchior, Baltazar e Gaspar. As canções são sempre sobre temas religiosos, com exceção das tradicionais paradas para jantares, almoços ou repouso dos foliões, nos quais se realizam animadas festas com cantorias e danças típicas regionais, como catira, moda de viola e cateretê. 
 
PROGRAMAÇÃO
 
8h: Chegada dos grupos, com café da manhã, no núcleo do sítio histórico
10h: Abertura oficial do evento
13h: Reunião de mestres
15h: Marcha das folias pelas ruas do sítio histórico e a benção na Igreja Matriz
17h: Recebimento das folias nas casas históricas
19h: Encerramento com homenagens e entrega de troféus na Praça Geraldo Viana

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/