Mais: obras exibidas; oficina de fotografia; e workshops na Má Companhia
O Espaço Thelema, no Centro de Vitória, vai receber a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, realizada pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Com o tema “Viver com dignidade é direito humano”, a mostra contará com duas sessões, uma na terça-feira (27), e a outra também numa terça-feira, 3 de junho, às 19h30.

Após as sessões haverá debate com o público. A mostra, gratuita, busca democratizar o acesso ao cinema e ampliar o debate sobre os direitos humanos por meio da exibição de obras brasileiras que abordam temas sociais, históricos e contemporâneos. As obras audiovisuais a serem exibidas contam com recursos de acessibilidade, como legendagem descritiva (LSE) e tradução em Libras.
Obras
Na próxima terça-feira (27), será exibida a obra Sem Asas, com direção de Renata Martins, que tem como personagem principal Zu, um garoto negro de doze anos. Ele vai à mercearia comprar farinha de trigo para a sua mãe e, na volta para casa, descobre que pode voar. A obra do dia 3 de junho será Fluxo – O Filme, com direção de Filipe Barbosa. Nela, no meio de uma crise identitária, Fábio, de 22 anos, jovem negro da Cidade Tiradentes, se reconecta com seu passado através de um baile funk com amigos. O filme investiga as experiências dos jovens que vivem no extremo leste da cidade de São Paulo, considerada um dos principais pilares do funk na cidade.
Fotografia para jovens

A produtora Cardeal Cultural vai realizar o projeto Oficina de Fotografia com jovens de 13 a 29 anos do município da Serra. A proposta é explorar a arte de fotografar como forma de expressão e valorização do território em que vivem. O projeto faz parte da programação do Festival Marajá Cultura e Arte, que acontece em junho de 2025, no bairro Planalto Serrano. As inscrições podem ser feitas gratuitamente, neste link. As oficinas serão entre a próxima quarta-feira e sábado (28 e 31), às 14h30 durante a semana, e às 8h no sábado.
Fotografia para jovens II
Com encontros presenciais realizados no Centro Municipal das Juventudes de Planalto Serrano, a oficina aborda fundamentos da fotografia como enquadramento, iluminação, composição e noções básicas de manuseio de câmera. O projeto propõe uma imersão afetiva no cotidiano local, estimulando cada participante a registrar, com sensibilidade, cenas que fazem parte da vida comunitária.
Fotografia para jovens III
A proposta é incentivar o olhar crítico e criativo sobre o bairro, fortalecendo a identidade local e oferecendo às jovens ferramentas para contar suas próprias histórias por meio da imagem. As melhores fotografias produzidas durante a oficina serão selecionadas para compor uma exposição especial intitulada Olhares sobre um novo Marajá durante o Festival Marajá, que vai acontecer no dia 7 de junho.
Festival Marajá
O nome do festival faz referência ao processo de ocupação territorial do bairro, iniciado com a ocupação da Cohab Marajá, na década de 1970. Esse processo, comum às periferias brasileiras, ocorreu após a falência da empresa Marajá, que deixou muitos de seus trabalhadores – majoritariamente imigrantes dos estados do Nordeste brasileiro – sem amparo financeiro. Diante disso, as famílias recorreram à ocupação das casas como alternativa de moradia e permanência no território. Após um intenso processo judicial, o bairro Planalto Serrano foi oficialmente instituído em 1987. Ainda assim, muitos moradores antigos continuam se referindo ao local como Marajá.
Workshops gratuitos

A Má Companhia, no Centro de Vitória, realizará dois workshops gratuitos. O de Expressão Corporal, será das 14h às 18h, no sábado (31), com Roberta Portela, intérprete-criadora da Repertório Artes Cênicas, com trajetória marcada pela pesquisa do corpo como ferramenta central de linguagem e comunicação artística. O de Dramaturgia, no mesmo horário, neste domingo (25), com Thalia Peçanha, artista da cena, pesquisadora e coordenadora do coletivo Elas Tramam, reconhecido por suas criações autorais que articulam gênero, território e linguagem cênica. As inscrições podem ser feitas neste link.
Workshops gratuitos II
O worjshop de Expressão Corporal será uma imersão prática voltada para o despertar da consciência corporal, a ampliação da presença cênica e o desenvolvimento da expressividade por meio do corpo em movimento. A oficina propõe exercícios de ritmo, respiração, deslocamento no espaço e improvisação, promovendo um corpo mais disponível para a cena e para o coletivo. O de dramaturgia terá como foco a criação e experimentação em escrita dramatúrgica, com exercícios práticos que estimulam a imaginação, a escuta e a construção de cenas. O workshop é voltado tanto para quem está começando quanto para quem já tem alguma vivência no teatro ou na escrita criativa.
O Casario de Cariacica Sede
Na próxima quarta-feira (28), acontece o lançamento do curta-metragem O Casario de Cariacica Sede. Com direção de Elaine Sohelo e Sandy Vasconcelos, a obra traz o olhar de um transeunte para os imóveis antigos do local, que é o berço de Cariacica, e como eles vêm desaparecendo ao longo do tempo. Uma importante iniciativa para chamar atenção para a necessidade de preservar os casarios, que poderiam muito bem ser restaurados, tombados, e receber investimentos de forma a potencializar o turismo na região. O lançamento será às 20h, no Centro Histórico Eduartino Silva, em Cariacica Sede.
Até a próxima coluna!
Email: [email protected]