Domingo, 28 Abril 2024

Exposição de fotos e poesias retrata cotidiano de pessoas em situação de rua

pop_rua_FotoVitorNogueira Vitor Nogueira

Depois de um longo período de isolamento em decorrência da pandemia do coronavírus, o fotógrafo Vitor Nogueira retomou um hábito que fazia parte do seu cotidiano: ir à padaria comprar pão. Para isso, ele podia fazer três trajetos diferentes, de cerca de duas quadras cada um. Mas independente do caminho que percorresse, sempre se deparava com pessoas em situação de rua, fato que chamou sua atenção.

Vitor Nogueira

A partir daí, começou a fotografá-las com um celular, sem identificar o fotografado, dando início a um acervo de imagens que fará parte da exposição O Mais Eu de Todos Dentro de Mim Vive me Desconhecendo, que terá início na próxima quinta-feira (1), no Centro Cultural Triplex Vermelho, Centro de Vitória. Cada uma das 40 fotos expostas estará ao lado de uma poesia feita pelo escritor, médico e membro da Academia Espírito-Santense de Letras (AEL), Jorge Elias Neto.

Quando começou a fazer as fotos, em momento algum Vitor pensou em fazer uma exposição. Na verdade, os registros foram motivados por um incômodo, pelo que chama de "antagonismo do pão". "O pão representa o alimento. Enquanto eu ia buscar o pão, muitas pessoas, no caminho que eu percorria, não tinham acesso a ele", pontua o fotógrafo.
Vitor Nogueira

Essa situação, afirma, causou sentimento de impotência e raiva, "mas não das pessoas, e sim, da situação em que viviam". Vitor recorda que chegou a testemunhar agressão física contra uma pessoa em situação de rua por parte de alguém que se sentiu incomodado por apenas vê-la deitada na calçada. "Como se a pessoa estivesse ali por opção, sem considerar seu estado de abandono", lamenta.

Ele publicou nas redes sociais a primeira foto tirada, despertando a atenção de Jorge, que fez uma poesia sobre aquela imagem. Com a postagem da segunda foto, aconteceu o mesmo, que se repetiu com imagens posteriores, até que o escritor sugerisse que as fotos e textos fossem publicados em um livro. O fotógrafo não abraçou a ideia, mas em uma conversa com um dos administradores do Centro Cultural Triplex Vermelho, Perly Cipriano, surgiu a proposta da exposição, que começa na próxima semana, mas sem data definida para o término.

"O que queremos com a exposição é abrir os olhos das pessoas. É triste olhar para uma situação dessa e não ver, não perceber", enfatiza Vitor. O fotógrafo informa que os visitantes da exposição estão convidados a doar cesta básica ou um quilo de alimento não perecível, que serão destinados para a Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de Vitória, uma das apoiadoras da atividade junto com a Academia Espírito-Santense de Letras.
Vitor Nogueira

Jorge Elias conta que escrever as poesias foi algo enriquecedor, já que, ao ser tocado por uma imagem, quebrou um paradigma, pois acreditava que o poema deveria ser "distanciado de ideologia". "Agora, quando vejo nessas fotos uma razão para a escrita, me vejo como um ser mais social, exercendo meu papel de responsabilidade social através dos meus poemas", diz, destacando, porém, que a ideia de publicar um livro com as fotos e os poemas ainda não está descartada.

Serviço

Exposição O Mais Eu de Todos Dentro de Mim Vive me Desconhecendo

Data: a partir de 1º de dezembro

Horário: a partir das 19h30

Local: Centro Cultural Triplex Vermelho, Centro de Vitória

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/