Terça, 30 Abril 2024

​Exposição em Vitória reúne 900 fotografias de Tadeu Bianconi

tadeubianconi_exposicao Tadeu Bianconi
Tadeu Bianconi
O fotógrafo Tadeu Bianconi abre, na próxima segunda-feira (23), às 19h, sua exposição Tempo, Tempo, Tempo, na Mosaico Fotogaleria. A mostra, que reunirá 900 imagens, celebra os 60 anos do fotógrafo capixaba, 40 deles dedicados à fotografia autoral.

"A minha fotografia é humanista. Quando retornei da Alemanha, encontrei no Espírito Santo uma grande referência, que foi Rogério Medeiros. No Brasil, nomes como Walter Firmo, Flavio Damm, José Medeiros, Milton Guran e Pedro Martinelli foram alguns dos mestres que influenciaram o meu olhar e ajudaram a trilhar o meu caminho na fotografia", lembra Bianconi.

As fotografias escolhidas buscam representar toda a diversidade da obra de Bianconi. O trabalho curatorial foi feito pela equipe da Mosaico Fotogaleria, que inclui Gabriel Lordello, Vitor Bermudes, Patrícia Sales e o próprio fotógrafo.

Ao todo, serão 14 quadros com molduras tradicionais e seis painéis com cerca de 150 fotografias cada um. Além das fotos impressas, serão apresentadas algumas câmeras usadas pelo artista ao longo de sua carreira e o ampliador em que Bianconi copiou diversas imagens na era analógica.

Todas as fotografias estarão disponíveis para venda, desde os quadros prontos até as cópias impressas. Também serão disponibilizadas três caixas com dez fotos selecionadas para colecionadores. O dinheiro das vendas será revertido para o projeto de um livro que vai celebrar os 40 anos de carreira de Bianconi.
Tadeu Bianconi

O filósofo Fernando Mendes Pessoa foi o convidado para escrever o texto curatorial da mostra. "Muitas fotografias, uma diferente da outra, compõem um mosaico que precisa ser visto com vagar, olhando cada imagem, tanto na distância do seu todo, quanto na proximidade de seus detalhes, a fim de, devagar, ver como nesta exposição se apresenta uma oração ao tempo: 'Compositor de destinos. Tambor de todos os ritmos. Tempo, tempo, tempo, tempo. Entro num acordo contigo'", descreve.

Durante a extensa carreira, Tadeu Bianconi passou pelo fotojornalismo, publicidade e indústria, publicou livros e realizou dezenas de exposições no Brasil e em vários países. Ele estudou fotografia na Alemanha, com Ekkehard Grote, na década de 1980, onde conheceu os grandes mestres através de livros e de experiências in loco em diversos países da Europa. No Brasil, encontrou nos fotógrafos documentais um novo caminho que o fez descobrir a cultura popular e o cotidiano dos recantos mais longínquos do Espírito Santo.


SERVIÇO

Exposição: Tempo, Tempo, Tempo - Fotografias de Tadeu Bianconi
Abertura: 23 de outubro, 19h
Visitação: até 25 de novembro; agendamento de segunda a sábado, em horário comercial, pelo WhatsApp (27) 99943 0831 ou pelo e-mail .
Local: Mosaico Fotogaleria (Shopping Victoria Mall): R. Aristóbulo Barbosa Leão, 500 - Loja 18 - Mata da Praia, Vitória

Entrada: gratuita. 

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/