Com feira, shows e debates, evento celebra 40 anos do MST no Espírito Santo
Assentamentos e acampamentos rurais de diversos municípios do Espírito Santo participam em Vitória, desta sexta a domingo (7 a 9), da IV Feira Estadual da Reforma Agrária, no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em Goiabeiras. Durante os três dias, haverá venda e exposição de plantas, alimentos agroecológicos e artesanato, além de apresentações culturais e homenagens aos 40 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Espírito Santo.

O evento é aberto ao público e pretende aproximar a sociedade capixaba do trabalho cotidiano do MST, apresentando as conquistas da reforma agrária popular e o papel da agricultura familiar na produção de alimentos saudáveis.
“A principal conquista ao longo dessas quatro décadas é o acesso à terra para morar e plantar. São mais 72 mil famílias a nível nacional e em torno de 3,5 mil famílias no Espírito Santo que saíram da zona da miséria e da opressão e hoje vivem com dignidade, tendo educação, lazer, alimentação saudável e podendo criar seus filhos de forma muito digna”, afirma Eliandra Fernandes, integrante da direção nacional do movimento.
Ela destaca que além de alimentos in natura, a feira contará com produtos agroindustriais, com um viveiro de plantas medicinais, frutíferas e ornamentais, culinária da terra e diversas atrações culturais, como exposição de fotos, mostra das escolas dos assentamentos, e a realização do Festival do MST por Terra, Arte e Pão, com batalha de rimas e shows de diversos ritmos musicais.
A programação terá início às 10h de sexta-feira (7), com a abertura da feira. Na tarde do mesmo dia, haverá apresentação teatral e exposição do setor de educação do MST. O festival cultural terá início às 18h, com apresentação do grupo de forró Chapéu de Palha, criado em um assentamento da reforma agrária, e o reggae do Macucos, banda de destaque na cena estadual e nacional.
No sábado, a feira abre mais cedo, às 9h. Para quem quiser se informar e debater, às 10h acontecerá a atividade “Reforma Agrária Popular: por uma saúde que se planta”, com presença de Gilmar Mauro, da coordenação nacional do MST, e Mercedes Zuliani, do Coletivo Nacional de Saúde do movimento. Pela tarde, haverá um ato político em defesa da Reforma Agrária e da Democracia, seguido de programação cultural, com a batalha de rima Brota. À noite, o público poderá curtir o melhor da fusão da música capixaba com o mundo por meio do “rockongo” do Casaca e o “afrocongobeat” de Fábio Carvalho.

No domingo, a abertura da feira também será às 9h, e o agito cultural começará logo às 10h, com o Bloco Maluco Beleza, que traz para o batuque carnavalesco as músicas de Raul Seixas, e terminará pela tarde com o samba do grupo Regional da Nair, responsável pelo maior bloco carnavalesco de Vitória.
A IV Feira Estadual da Reforma Agrária é realizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) com patrocínio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Banco do Nordeste, e apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo (Aderes) e do Governo do Estado.
Programação completa
Sexta-feira (7/11)
7h30 – Credenciamento e chegança das equipes
10h – Abertura da IV Feira Estadual da Reforma Agrária
14h – Brincar Sorrir e Lutar: a vivência Sem Terrinha nas escolas do MST – Setor Educação
Teatro – Veias Abertas da América Latina – Assentamento Córrego da Areia
16h – Ato de abertura
Festival do MST por Terra, Arte e Pão
18h – Show musical – Chapéu de Palha
20h – Show Musical – Macucos
Sábado (8/11)
9h – Abertura da IV Feira Estadual da Reforma Agrária
10h – Mesa de debate: “Reforma Agrária Popular: Por uma saúde que se planta” – com Gilmar Mauro (direção nacional do MST/SP) e Mercedes Zuliani (Coletivo Nacional de Saúde do MST)
14h – Ato Político em Defesa da Reforma Agrária e da Democracia
Festival do MST por Terra, Arte e Pão
16h – Brota – Batalha de Rima
18h – Show musical – Fábio Carvalho
20h – Show musical – Casaca
Domingo (9/11)
9h – Abertura da IV Feira Estadual da Reforma Agrária
Festival do MST por Terra, Arte e Pão
10h – Bloco Maluco Beleza
14h – Regional da Nair
18h – Encerramento da IV Feira Estadual da Reforma Agrária

