Quarta, 24 Julho 2024

Festival da Cultura Italiana vai reunir mais de 40 atrações na Praça do Papa

150_anos_imigracao_FotoDivulgacao Divulgação

O feriadão de Corpus Christ vai ser regado a muita cultura italiana. É que da próxima quinta-feira (31) a domingo (2), acontecerá o Festival da Cultura Italiana Noi Siamo La Storia, na Praça do Papa, em Vitória. O evento, realizado pela Associação Federativa Comunità Italiana do Espírito Santo, é totalmente gratuito e faz parte da comemoração dos 150 anos da imigração italiana no Brasil, cuja programação iniciou no dia 17 de fevereiro, com a encenação da partida e chegada dos imigrantes e missa na Catedral Metropolitana de Vitória. 

Divulgação

Nos três dias de evento, haverá mais de 40 atrações culturais em três palcos simultâneos, denominados Espaço Vi e Vivi, Coliseu e Torre de Pisa. A programação conta com corais, shows, teatro musical, gastronomia, grupos folclóricos, atrações de outros estados brasileiros, mas principalmente de diversas partes do Espírito, possibilitando um grande encontro das colônias de origem italiana no Estado.

Carnaval de Veneza

Divulgação/Comunità

Quem vive no Espírito Santo, certamente já assistiu a apresentações de corais e grupos folclóricos italianos, por isso, salta aos olhos na programação algo que é diferente, o Cortejo do Carnaval de Veneza, de Nova Venécia, noroeste no Estado. Embora seja uma atração capixaba, não é tão comum como os tradicionais grupos folclóricos e corais. A saída do cortejo será na sexta-feira (31), às 19h. As pessoas se apresentarão com máscaras e roupas típicas. Além disso, durante o desfile pelos corredores do evento, os participantes serão acompanhados por músicas italianas.

Teatro Musical

A magnitude do Teatro Musical Noi Siamo La Storia também desperta muita curiosidade de assistir. Com criação e regência do maestro Inárley Carletti, a atração contará com mais de 400 artistas oriundos das colônias italianas de Venda Nova do Imigrante, Iconha, Alfredo Chaves, Santa Teresa, Nova Venécia, Muniz Freire, Conceição do Castelo, Jaguaré, Aracruz, Vila Pavão e Marilândia. Fazem parte do elenco um coro infantil de 150 vozes, um coro adulto de 150 vozes, figurantes, grupos da terceira idade, atores, cantores líricos, cantores populares, orquestra sinfônica e banda. A apresentação será no sábado (1), no Palco Pisa, às 17h30. Uma nova versão, com um número menor de artistas, se apresentará no domingo (2).

Teatro Musical II

Divulgação/Comunità

O Teatro Musical Noi Siamo La Storia conta através de 10 cenas a saga da imigração Italiana no Brasil a partir do ano de 1874. Retrata de forma teatral e operística, histórias costumes e tradições que os imigrantes trouxeram. A história do musical tem seu início em um dia frio, no norte da Itália, quando ainda era império austro Húngaro, antes da guerra da unificação. Nesse contexto, os italianos vivem o desejo de uma nova vida na América. Mostra também a decepção ao chegar ao Espírito Santo, com promessas não cumpridas, desânimo e saudades, mas, em paralelo, a construção de um novo cotidiano, buscando manter suas tradições.

Família Lima

A Família Lima, que ganhou repercussão nacional ao compor a trilha sonora da novela global Terra Nostra com Funiculi Funiculà, famosa canção napolitana do século XIX, se apresentará no domingo (2), a partir das 14h30, no Palco Coliseu. Algumas das demais atrações musicais do evento serão Banda Brasitália, Luciano Daré e Banda, Grupo Italiamo, Toni Boni, Gioco Di Mora e diversos corais das colônias de origem italiana do Espírito Santo. O evento contará, ainda, com grupos de dança, mini campo de bocha livre, tombo da polenta e a Pisa da Uva.

Pisa da Uva

Secom/PMAC

A Pisa da Uva, de Alfredo Chaves, região serrana do Espírito Santo, remete a uma tradição trazida pelos imigrantes que foram para essa localidade, onde plantaram videiras. Após a colheita, faziam a pisa para esmagamento e produção do mosto para a fermentação, que se transformava em vinho. Para reviver essa tradição, desde 2007 a Pisa da Uva é realizada na Festitália, em Alfredo Chaves. No Festival da Cultura Italiana ela acontecerá no último dia do evento, às 20h, no Palco Torre de Pisa.

Festa Cigana

Quem também está em festa é a comunidade cigana de São Mateus, no norte do Estado. O dia dos ciganos, comemorado em 24 de maio, será festejado com o 2º Encontro Cultural da Comunidade Cigana de São Mateus. O evento, que é aberto ao público, será na quarta-feira (29), no salão social do Clube Cepe. A programação acontecerá das 8h30 às 13h30 e contará com entrega de comendas, show com a dupla cigana Marcos & Mateus, apresentação de dança cigana, exposição de fotos e utensílios ciganos, apresentação da Caravana Cigana pelo Ministério da Equidade Racial e almoço.

Meu Santo Samba

Divulgação

Quem já conhece o talento de Elaine Augusta como cantora, atriz e dançarina, ficou feliz de ver seu nome na lista de contemplados no edital de Produção Musical da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), com o projeto Meu Santo Samba. A artista teve projeto aprovado na linha Produção de EP. Isso quer dizer que, em breve, o público vai conhecer seu talento como compositora. À coluna, Elaine informou que serão quatro faixas autorais e inéditas feitas em parceria com o violonista Lilinho e outros instrumentistas.

Festival de Cinema de Vitória

O Festival de Cinema de Vitória selecionou 78 filmes para sua 31ª edição. São 73 curtas e cinco longas-metragens. O evento, 100% gratuito, acontece de 20 a 25 de julho, no Sesc Glória, Centro de Vitória. Além das exibições nas mostras competitivas, o evento contará com lançamentos de filmes, debates, formações e homenagens. As obras escolhidas pela comissão de seleção serão exibidas nas 12 mostras competitivas que compõem a programação do evento. As produções concorrem ao Troféu Vitória em 35 categorias. A escolha dos vencedores é feita pelo Júri Técnico do Festival, composto por especialistas e profissionais ligados ao audiovisual brasileiro, além do Troféu Vitória de Melhor Filme, pelo Júri Popular, em todas as mostras competitivas.

Danças Populares

Divulgação

No próximo domingo (26) chega ao fim o 3º Festival de Danças Populares de Vitória - Festival Vix, que começou nessa quarta-feira (22). O encerramento será a partir das 9h, no Parque Moscoso, Centro de Vitória, com apresentação gratuita dos grupos Estância da Serra (RS), Bate Flechas São Sebastião (ES), Sarandeiros (MG), Imburana (PB), Andora (ES), Cia Folclórica do Rio (RJ), Estirpe (ES), Flor de Atalaia (MT) e Caxambu do Horizonte (ES).

Até a próxima coluna!

E-mail:

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/