Quinta, 25 Abril 2024

Festival Explicanção divulga música autoral capixaba

bella_nogueira_divulgacao Divulgação

Foi diante do primeiro impacto da pandemia, isolamento social e das reflexões provocadas para repensar formas de atuação que surgiu o canal Explicanção, criado pela cantora e compositora linharense Bella Nogueira. Começando com entrevistas com artistas, o projeto cresceu, ganhou novos quadros e agora realiza pela primeira vez o Festival Explicanção, em formato virtual. O evento acontece no sábado, 23 de janeiro, às 14h25 mantendo a proposta original do canal, de divulgar e valorizar a música autoral, especialmente a feita no Espírito Santo ou por artistas capixabas.

O Festival vai contar com presença dos cantores e compositores Gavi, Dan Abranches, Manfredo e da própria Bella e será transmitido pelo YouTube do Explicanção ao vivo diretamente do Estúdio Bravo, em Vitória. No evento online, eles vão tocar suas músicas e também falar sobre suas composições.

Como o nome já sugere, o "Explicanção" surgiu como canal com a ideia inicial de que os artistas pudessem falar sobre suas criações musicais. A estreia foi em maio, ainda no primeiro momento da pandemia de Covid-19, com o artista Renato Casanova, vocalista do grupo Casaca. Os resultados foram bons e o projeto já tem mais de 600 inscritos e mais de 50 episódios, tanto de sua ideia inicial de falar sobre as músicas como de outros quadros surgidos depois, com dicas para artistas em início de carreira, história da música, dicas de livros e séries, entre outros. 

Passaram pelo canal artistas como Fernanda Takai, do Pato Fu, Gugu Peixoto, Carlos Papel, Amaro Lima, Cainã, A Transe, e muitos mais. Todos os vídeos contam com interpretação em libras feita por Karina Zonzini, que também estará atuando no Festival, ampliando a acessibilidade do projeto

Bella Nogueira, cantora e compositora linharense, criadora do canal Explicanção. Foto: Divulgação
.

Bella Nogueira é uma de muitos artistas capixabas que saem do Espírito Santo em busca de construir suas carreiras. Ainda muito jovem ela foi para São Paulo, tendo tocado em bandas e participado dos programas SuperStar, da TV Globo e Canta Comigo, da TV Record, no qual foi uma das últimas artistas apresentadas por Gugu Liberato, pouco antes de sua morte.

Cansada da vida da metrópole e com saudades do Espírito Santo, Bella retornou a Linhares em 2018. Quando veio a pandemia, ela já se encontrava num hiato musical, momento de pouca produção, mas sempre interessada nos temas. Com a emergência das novas necessidades de pensar e fazer cultura diante do isolamento social, veio a ideia do canal.

O projeto, cujos convidados em grande maioria são do Espírito Santo, busca entre outras coisas contribuir com a formação de público e maior atenção à cena autoral do Estado. "São raros os meios de comunicação que divulgam a produção feita aqui. Junto com outras plataformas queremos abordar os temas, ouvir do artista o que ele pretende, ser uma ponte para criar oportunidade para eles se abrirem não só como artistas, mas como os seres humanos detrás das canções, saber o que pensou e sentiu quando fez a canção".

Bella conta que além da paixão pela música o que a move é também um pouco de revolta pelo fato de quem tem mais poder não utilizá-lo para divulgar e apoiar esses artistas. O resultado acaba sendo um público "morno", desatento aos compositores tão próximos, que muitas vezes só ganham maior atenção quando triunfam fora do Estado. É um processo de longa data, que certamente não será revertido de forma fácil nem rápida. Mas desde sempre, na contramão do mercado hegemônico, pequenas iniciativas sempre se somaram para mostrar o que vem sendo feito aqui e agora. O nome disso é resistência. Resistência musical.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/