Sexta, 26 Abril 2024

​Festival Resisto.ES vai celebrar Orgulho LGBTI+

Gabriela_brown_reproducao_youtube Reprodução/YouTube

O dia 28 de junho é a data em que se comemora internacionalmente o Dia Mundial do Orgulho LGBTI+, por conta desse dia ter sido palco de protestos em Nova York em 1969 contra a perseguição policial contra gays, lésbicas, trans, não-binárias e outras, que deu origem posteriormente às paradas do orgulho gay.

No Espírito Santo, a data também é lembrada e este ano, diante da pandemia, uma das principais atividades será a realização do Festival Resisto.ES, que acontece online neste domingo (28), a partir das 15h30.

Serão dez atrações e participam diversos artistas capixabas com destaque na cena nacional e local. Ana Müller, Dan Abranches, Gabriela Brown, Gavi, Úrsula e Brisadíssima, Érika Nassur, Joana Bentes, Let's, e Anna Campos irão se apresentar desde suas casas em homenagem à data e também numa ação beneficente em favor dos trabalhos da Associação Gold. Durante a transmissão serão pedidas doações em apoio a pessoas LGBTI+ em situação de vulnerabilidade, agravada pela pandemia, por meio da distribuição de kits de higiene e alimentação.

"Toda equipe do festival está trabalhando de forma voluntária, assim como os artistas e as doações vão direto para a Gold, para continuar fazendo esse trabalho", conta Yasmin Piovezan, uma das produtoras do evento e integrante do coletivo Resisto.ES, que organiza a atividade. Diante da impossibilidade de uma manifestação presencial, o festival online foi uma alternativa para visibilizar a data e também repercutir a mensagem de artistas LGBTI+ do Espírito Santo.

Os artistas participantes gravaram um vídeo coletivo convidando para o evento. Assista:


Por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) será possível retransmitir o festival por diversas redes e plataformas além dos canais do Resisto.ES, como a TVE do Espírito Santo, os canais oficiais da Secult, o YouTube do Festival Fico em Casa.

O Resisto.ES é se define como um coletivo LGBTI+ não-partidário e multidisciplinar que oferecer acolhimento, acompanhamento e encaminhamento psicológico e advocatício às vítimas de lgbtfobia em razão de sua sexualidade ou gênero. Surgiu após as eleições de 2018 diante da preocupante conjuntura e atua sobretudo na região metropolitana da Grande Vitória.

Já a Associação Gold, sigla para Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade, atua desde 2005 no Espírito Santo com diversas atividades e atualmente funciona como entidade sem fins de lucro, representando a população LGBTI+ em diversos espaços como Conselho Estadual de Direitos Humanos, Conselho Estadual de Assistência Social, Conselho Estadual de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos de LGBT e Conselho Municipal de Direitos Humanos de Vitória.

AGENDA CULTURAL

Festival RESISTO.ES

Quando: Domingo, 28 de junho, de 15h30 às 20h

Onde: Instagram: @resisto.es @associacaogold I Facebook: Associação Gold I Youtube: Fico em Casa BR e Secult/ES e outras redes sociais

Atrações: Ana Muller, Dan Abranches, Gabriela Brown, Gavi, Úrsula e Brisadíssima, Érika Nassur, Joana Bentes, Let's, e Anna Campos

Como doar:

Picpay: @associacaogold

Banestes: Agência: 0104, Poupança: 2635038-9; Titular: Associação Grupo Orgulho e Dignidade GOLD; CNPJ: 07.555.605/0001-98

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/