Quarta, 24 Abril 2024

Filme sobre a história de Queimado será lançado na próxima quinta-feira

documentario_queimados_divulgacao Divulgação
Divulgação
Será lançado, na próxima quinta-feira (11), o documentário Queimado – A luta pela liberdade. Dirigido pelo professor e produtor cultural na Serra, Rogério Morais, o filme resgata a história da Igreja de Queimado, com depoimentos e encenações locais. O lançamento será às 20 horas, no canal do filme no YouTube.

"Esse filme traz uma lição de vida, mostra que nós não conseguimos nada se não lutarmos pelos nossos direitos. E, dessa vez, mostra que nós temos que lutar pela nossa liberdade, seja ela de ir e vir, de pensamento, religiosa, de opinião. Mostra que nós temos que lutar", afirma Rogério Morais.

Ao todo, foram 10 meses de produção do documentário, que conta com 40 atores no elenco e 20 pessoas na equipe técnica. O projeto foi contemplado na Lei Aldir Blanc, em 2020, e conta com depoimentos dos pesquisadores Clério José Borges, André Malverdes, Irineu Cruzeiro e Teodorico Boa Morte.

"Queimado é uma insurreição que fica escondida, como tema secundário, porque os heróis são feitos pelos vencedores, pela escrita oficial, que muitas vezes deixa de lado os acontecimentos que realmente significam algo na luta pela liberdade, pelo coletivo", disse o pesquisador André Malverdes ao Século Diário na época das gravações.

Com duração de 29 minutos, o documentário abordará temas como a preservação do patrimônio histórico e da memória, a revolta dos negros escravizados em busca pela liberdade, a promessa de alforria e a construção da igreja. As gravações foram realizadas nas Ruínas de São José do Queimado, das paisagens e do rio Santa Maria da Vitória.

Divulgação

"Mais do que nunca, em momentos de intolerância, fake news e inverdades, a proposta do professor Rogério, junto com a equipe de trabalho, é que o tema seja cada vez mais valorizado, trabalhado em sala de aula, discutido e levado às pessoas e às famílias. E essa transformação é contínua, porque a história é cíclica", enfatizou Malverdes.

A proposta é que o filme chegue às escolas como ferramenta utilizada pelos professores para que os alunos conheçam a história da revolta de Queimados de forma didática e lúdica ao mesmo tempo. "Como professor, percebi a necessidade de discutir sobre esse assunto, porque muitas famílias, muitas crianças não conheciam. Esperamos que os professores possam levar esse documentário às salas de aula, discutam a história, e que as crianças possam refletir sobre isso", destaca Rogério.

SERVIÇO

Filme: Queimado – A luta pela liberdade.
Data de lançamento: 11 de novembro (quinta-feira)
Horário: 20h
Link do canal do filme no YouTube: clique aqui. 

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários: 1

Seu Madruga em Sábado, 06 Novembro 2021 15:01

Parabéns ao escritor/escrivão Clério Borges.

Parabéns ao escritor/escrivão Clério Borges.
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/