Segunda, 29 Abril 2024

Filmes que reúnem memórias e vivências quilombolas são lançados no norte

cinemaquilombola_jangola_IMA IMA
IMA
Um caminhão-cinema equipado com uma telona de 9x6 metros, projetores, sistema de sonorização e cadeiras para acomodar os espectadores percorrerá o Território Quilombola do Sapê do Norte, em Conceição da Barra, a partir desta segunda-feira (11), para lançar, em sessões abertas e gratuitas, três filmes feitos como resultado de um projeto que envolveu as novas e antigas gerações das comunidades: O Vento não tem MoradaAbre Caminho e Jangolá.

O primeiro deles, é das Comunidades Quilombolas de Porto de São Benedito; o segundo de Angelim II; e o terceiro, de Linharinho. 

O circuito será aberto às 19h desta segunda, às 19h, na Praça da Igreja de São Sebastião, em Itaúnas, com o lançamento dos três filmes. Na terça (12), no mesmo horário, será a vez do lançamento da obra O Vento não tem Morada, na Praça da Igreja de Santo Antônio, em Novo Horizonte. Abre Caminho e Jangolá serão lançados na quarta-feira (13), no Campo de Futebol do Linharinho. Os espectadores de cada sessão assistirão aos filmes do próprio lugar e das demais comunidades, num movimento de trocas, fortalecimento de vínculo e intercâmbio cultural através do cinema.

As obras são resultado das oficinas audiovisuais do projeto Cinema de Griô, do Instituto Marlin Azul (IMA), criado para incentivar a produção e o registro de histórias pelos próprios moradores; difundir esses filmes em circuitos quilombolas, mostras e festivais; e contribuir com a preservação, difusão e intercâmbio de tradições.

As oficinas envolveram participantes de diferentes idades. Em todos os filmes, o principal dispositivo usado para despertar as memórias e tecer de um modo coletivo o roteiro foi o gesto de escrever à mão uma carta para uma pessoa querida presente, distante ou já falecida. Quem não tinha condições de escrever, ditava sua mensagem para alguém. As cartas despertaram lembranças e sentimentos, trouxeram à tona o que é importante para cada um e o que os une como comunidade, o que permitiu  entrelaçar múltiplas visões e ideias, iluminando o caminho para a construção das imagens e sons das obras captados através de câmeras celulares pelos próprios quilombolas e pela equipe do IMA.
IMA

As rodas de conversa seguidas de gravações aconteceram este ano. Após a apresentação no circuito, os médias-metragens serão inscritos em mostras e festivais, buscando ampliar os espaços de visibilidade dos conteúdos produzidos pelos quilombolas. A ação foi contemplada pelo edital Seleção de Projetos Culturais Setoriais de Audiovisual no Estado do Espírito Santo.

Cinema de Griô nasceu da inspiração de outro projeto do Instituto Marlin Azul, o Cine Quilombola, realizado em 2021, quando cada comunidade construiu seu filme-carta para dialogar com outras comunidades por meio de correspondências audiovisuais. Produziu os seguintes documentários: Do Lado de Cá, da Comunidade Quilombola de Graúna (Itapemirim); Vamos em Batalha, de Cacimbinha e Boa Esperança (Presidente Kennedy); Era Caminho Deles, da comunidade de Pedra Branca (Vargem Alta); e Ninguém Canta Igual Eu Canto, da Comunidade Quilombola de Monte Alegre (Cachoeiro de Itapemirim).

Documentários


O Vento não tem Morada
reúne vivências de três grupos: Comunidade Quilombola Porto de São Benedito, Comunidade Quilombola Porto Grande e a Comunidade Quilombola de Santana. As famílias vizinhas e amigas se juntaram, se visitaram para contar e ouvir histórias sobre o jeito de ser e viver do lugar, as alegrias, as dores, as formas de lidar com os sofrimentos, os laços de pertencimento e a passagem das tradições entre avós e netos.

O atravessamento das gerações, o elo entre os mais velhos e os mais novos e o registro dos traços culturais, como as práticas populares, em especial o Jongo, formam a inspiração para o média-metragem. Patrimônio Imaterial Brasileiro, o jongo é uma dança de roda de origem africana semelhante a um batuque ou samba, acompanhado pelo som de tambores e cantorias, praticado nos quintais, muito comum em regiões rurais, uma forma de louvação aos antepassados.

IMA

A força, a luta e a resistência para enfrentar e superar as perdas e para defender o território perpassam o documentário Abre Caminho feito com a Comunidade Quilombola do Angelim II. O pequeno povoamento rural é formado por agricultores familiares comprometidos com práticas agroecológicas de cultivo de alimentos para a proteção e preservação das águas e do solo contra a ação da monocultura defendida por grandes empresas na região. A obra também destaca o entrelaçamento de gerações.

Jangolá celebra a potência feminina na defesa da terra, das tradições, das crenças e da identidade afrodescendente da Comunidade Quilombola do Linharinho, localizada no caminho para Itaúnas. O lugar guarda o conhecimento, a sabedoria e os rituais de matrizes africanas, sendo, muitas vezes, alvo de perseguições, do preconceito e da intolerância religiosa. O filme percorre os quintais para reverenciar o culto à memória e às raízes ancestrais e revelar o esforço de mulheres na preservação e na transmissão de saberes e fazeres herdados das matriarcas.


Serviço

Lançamento dos médias-metragens do projeto Cinema de Griô: O Vento não tem Morada, Jangolá e Abre Caminho

- Data: 11 de dezembro (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Praça da Igreja de São Sebastião - Itaúnas

- Data: 12 de dezembro (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Praça da Igreja de Santo Antônio – Novo Horizonte


- Data: 13 de dezembro (quarta-feira)
Horário: 19h

Local: Campo de Futebol do Linharinho 

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/