Terça, 23 Abril 2024

?? francesa

?? francesa

Uma seleção do que há de mais atual e de melhor no cinema francês toma conta da programação do Cine Jardins. O Festival Varilux de Cinema Francês, que teve sua primeira edição no estado em 2011, retorna a capital trazendo 17 filmes inéditos que traçam um novo perfil da cinematografia francesa.

 
O festival vai até esta quinta (23). Um dos destaques da mostra é o filme Intocáveis (foto e trailer), da dupla de diretores Eric Toledano e Oliver Nakache. Com uma história comovente que fala da amizade entre um aristocrata paraplégico e seu jovem enfermeiro, o longa foi fenômeno de bilheteria e passou a ser o segundo título mais visto da história do cinema francês. 
 

 
Talmon Junior, gerente do Cine Jardins também destaca dois filmes da maratona francesa, o drama Polissia, que mostra a rotina de um grupo especializado da polícia francesa que lida com prisão de pedófilos, pais abusivos e o confronto com menores infratores, e a comédia Paris-Manhattan, que tem participação de Woddy Allen e conta a história de uma mulher apaixonada pelo diretor.
 
Dentro do recorte para o festival estão animações, romances, suspenses, dramas políticos e religiosos. “O cinema francês sempre teve o estigma de ser hermético e dramático, mas essa nova leva de filmes mostra que os diretores estão optando por assuntos mais leves e caminhando para uma nova abordagem do cinema autoral”, comenta Talmon. 
 
Outra característica que o gerente notou foi a quantidade de coproduções com outros países como a Bélgica, Israel, Líbano. Fato que traz outros universos para dentro do cinema francês e uma maior variedade de temas. Os longas Uma Garrafa no Mar de Gaza, que se passa em Jerusalém, e E Agora, Aonde Vamos?, filmado no Líbano, ilustram de tal tendência.
 
Confira abaixo a programação.
 
QUARTA-FEIRA (22)



E Agora, Aonde Vamos?
(Et maintenant, on va où ?, França/Líbano/Egito/Itália, 2011, 110 minutos, 12 anos) Comédia Dramática. Direção de Nadine Labaki. Com Nadine Labaki, Claude Baz Moussawbaa e Layla Hakim. Numa aldeia do Líbano, onde cristãos e muçulmanos moram juntos, as mulheres resolvem impedir que uma briga resulte em um conflito religioso. 
 
Cine Jardins - Shopping JardinsSala 2. 16h55.
 
O Barco da Esperança (La Pirogue, França/Senegal/Alemanha, 2012, 87 minutos, 14 anos). Drama. Direção de Moussa Touré. Com Souleymane Seye Ndiaye, Laity Fall e Malamine Dramé. Baye Laye é capitão de uma canoa de pesca, mas não quer partir. Ele será obrigado a levar 30 homens para a Espanha. 
 
Cine Jardins - Shopping JardinsSala 2. 19h05.
 
Polissia (Polisse, França, 2011, 134 minutos, 14 anos) Drama. Direçãode Maïwenn. Com Karin Viard, Joey Starr e Marina Foïs. Jornalista que está fazendo uma reportagem sobre uma brigada que lida com prisões de pedófilos e detenções juvenis tem um caso com uma de suas fontes.
 
Cine Jardins - Shopping JardinsSala 2. 20h55.
 
QUINTA-FEIRA (23)
 
A Vida Vai Melhorar (Une vie meilleure, França, 2011, 100 minutos, 14 anos) Drama. Direção de Cédric Kahn. Com Guillaume Canet, Leila Bekhti e Slimane Khettabi. Yann, um cozinheiro, e Nadia, garçonete e mãe de um garoto de 9 anos, decidem comprar um restaurante. Para isso, Nadia aceita um emprego no Canadá, enquanto Yann fica com o garoto.
 
Cine Jardins - Shopping JardinsSala 2. 15h.
 
Aliyah (Aliyah, França, 2011, 90 minutos, 14 anos) Drama. Direção de Élie Wajeman. Com Adèle Haenel, Cédric Kahn, Pio Marmai. Jovem tem a impressão de que não fez nada em sua vida, mas vê esperança quando o primo diz que vai abrir um restaurante em Israel. Mas para embarcar nessa nova vida ele terá que deixar tudo para trás e encontrar seu próprio caminho.
 
Cine Jardins - Shopping JardinsSala 2. 17h15.
 
Um Evento Feliz (Un heureux événement, França, 2010, 90 minutos, 14 anos) Comédia. Direção de Rémi Bezançon. Com Pio Marmai, Louise Bourgoin, Josiane Balasko. Visão íntima de uma maternidade, sincera e sem tabus.
 
Cine Jardins - Shopping JardinsSala 2. 19h05.
 
Adeus Berthe ou O Enterro da Vovó (Adieu Berthe ou l'enterrement de Mémé, França, 2012, 100 minutos, 14 anos) Comédia. Direção de Bruno Podalydès. Com Denis Podalydès, Isabelle Candelier, Valérie Lemercier. Farmacêutico obcecado passa por crise de meia idade. As coisas se complicam quando sua avó morre e ele se depara com a questão: enterrar ou cremar?
 
Cine Jardins - Shopping Jardins: Sala 2. 21h15.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/