Segunda, 29 Abril 2024

Goiabeiras retoma festejos de São Sebastião depois de 40 anos

congo_goiabeiras_gustavo_louzada Gustavo Louzada
Gustavo Louzada

Uma tradição que não ocorre há pelo menos quatro décadas, a Procissão ao Glorioso São Sebastião vai voltar a ser realizada no bairro de Goiabeiras, em Vitória. No próximo dia 20 de janeiro, em que se comemora a data do santo - e o dia de Oxossi no sincretismo de matriz africana- a comunidade vai retomar a procissão em que o santo católico amarrado a um tronco de árvore com flechas no peito é transportado em um andor enfeitados com flores vermelhas e brancas. A atividade começa às 19h30 com saída da Rua Hermínio Coelho de Souza.

Jamilda Bento, uma das coordenadoras da atividade, lembra de quando criança usar as bombachinhas em tecido vermelho com camisas brancas, com que as mães vestiam suas crianças para saírem no cortejo noturno, quando caminhavam cantando cantigas em louvor ao santo e ao som de tambores de congo até chegar a uma igrejinha localizada nas proximidades da atual Avenida Fernando Ferrari. Com o tempo e a partida de alguns dos moradores antigos que mantinham a tradição, essa expressão da cultura e religiosidade popular parou de acontecer, mas não sumiu do imaginário coletivo da comunidade. 

Ruth Ferreira, cantadeira. Foto: Jove Fagundes

"Pra mim essa procissão retornando na nossa comunidade é motivo de muita alegria, pois quando criança participava junto com minha mãe Anna, que como muitas daqui dessa terra era paneleira. Nas minhas memórias vejo as crianças vestidas com bombachinhas vermelhas e blusinhas brancas. Uma cantoria, uma fé. Que bom que outras pessoas poderão conhecer essa tradição", afirmou uma das griôs locais, Ruth Ferreira, de 83 anos, que é cantadeira da Banda de Congo Panela de Barro, outra tradição que tinha ficado adormecida e foi retomada a partir de 2001.

"A cultura popular existe e resiste porque é uma força que brota da alma! Mesmo que tentem apagar a nossa cultura, não conseguirão pois a semente semeada há séculos por nossos familiares foi semente muito boa e sempre haverá um broto que irá crescer, florescer e dar novas sementes... Afinal somos filhos e filhas de Goiabeiras, terra rica em tradições culturais", diz Jamilda Bento, coordenadora da banda de congo. A Banda de Congo Panela de Barro é a principal mobilizadora para a reativação da procissão, em parceria com o Instituto Marlin Azul e apoio da Associação de Moradores de Goiabeiras, Instituto Raízes outros grupos. 

Para essa revitalização, a banda buscou as narrativas e memórias dessa tradição por meio do relato dos mais antigos, como as cantadeiras Teresa Barbosa, Emília Ferreira, Isabel Correa, Jenette Alves, Ilza Barboza e a já mencionada Ruth Ferreira, além do próprio mestre da banda, Valdemiro Sales, de 74 anos.

"Revitalizar essa tradição da nossa religiosidade é muito importante porque ela sempre esteve viva em nossas memórias. Conheci essa tradição desde o tempo de criança com os mais antigos. O meu desejo é que também as crianças e jovens de hoje possam conhecer mais uma tradição das nossas famílias aqui de Goiabeiras", relata o mestre.

Marcos Vinícius e Valdemiro, capitão e mestre da Banda de Congo Panela de Barro. Foto: Divulgação

Um dos entusiastas do retorno das celebrações e um dos principais articuladores das celebrações é justamente um jovem, Marcos Vinícius Loreto Rangel, de apenas 22 anos, que exerce a função de capitão da banda e sequer era nascido quando a festa acontecia no bairro. "Essa data é muito importante para mim, é um momento de fé de amor e devoção ao Glorioso São Sebastião. Decidimos fazer o resgate dessa festa que é muito importante para os devotos da nossa comunidade. Quero manter viva essa devoção em nossa comunidade por muito tempo", diz.

Em muitos locais do Espírito Santo, os festejos de São Sebastião em janeiro marcam justamente o encerramento do ciclo de festejos iniciados no final do ano anterior com as celebrações de devoção a São Benedito, ligada ao congo e outras manifestações populares. Além do congo, o bairro de Goiabeiras, considerado um dos importantes redutos da cultura popular no Estado, possui manifestações como a Folia de Reis, Boi Estrela, cantadeiras de roda e carnaval de rua.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/