Apaixonada pela música e pelo folclore, Violeta Parra (1917-1967) foi a mais importante cantora e compositora do Chile. Ela ficou conhecida pelo engajamento político e por uma vasta obra baseada na música popular do país. Violeta Foi Para o Céu, filme que estreia no Cine Jardins nesta sexta-feira (12), homenageia essa grande mulher contando sua história de vida. Uma realização do cineasta chileno Andrés Wood, diretor do ótimo e delicado Machuca (2004).
Inspirado no livro homônimo escrito pelo filho da artista, Ángel Parra, o roteiro segue bem de perto os passos de Violeta. Desde a infância humilde e o contato com festas religiosas e pagãs, que depois lhe serviram de referência para sua música, até as grandes apresentações para plateias de todo o mundo. A trama não-linear percorre diversos momentos da vida da artista, sempre envolvida com seu povo.
A cantora foi influência direta para o cantor e compositor Victor Jara (1932-1973), um dos expoentes do movimento artístico Nova Canção Chilena, que marcou o período de grandes transformações sociais no país entre o final dos anos 1960 e início dos anos 1970.
Jara usou sua música para lutar por uma sociedade justa e igualitária, mas acabou sendo preso e executado durante o regime militar de Augusto Pinochet.
Em Violeta Foi Para o Céu, a personalidade da artista, interpreta por Francisca Gavilán, vai sendo revelada pouco a pouco, sem preocupação didática. Francisca consegue se transformar em Violeta e até cantar as músicas dela de forma muito próxima a da compositora.
Mesmo aqueles que não conhecem a artista vão conseguir captar sua essência e sensibilidade. Violeta é autora de Gracias a La Vida, canção gravada por Mercedes Sosa e Elis Regina.
A cinebiografia de Andrés Wood levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Edição no Cine Ceará, em Fortaleza. O longa foi o filme chileno mais visto de 2011, além de ter sido o representante chileno a tentar indicação na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar (EUA).
Serviço
Violeta Foi Para o Céu (Violeta se fue a los cielos, Chile/Argentina/Brasil, 2011, 110 minutos, 12 anos)
Cine Jardins – Shopping Jardins: Sala 1. 19h.