Mais: campeonato indígena; oficina na Thelema; e Roubada da Bandeira no Contestado
Nos próximos dias 29 e 31 de outubro, o Grupo Z leva pela primeira vez a Domingos Martins, na região serrana, o espetáculo O Grande Circo Ínfimo, obra que há 17 anos percorre o país discutindo a resistência da arte diante das transformações do mundo contemporâneo. As apresentações, gratuitas, serão em praças e ruas do município, com tradução em Libras.

A apresentação do dia 29 será às 19h30, na quadra da Vila Verde. A do dia 31 acontecerá nesse mesmo horário, em frente à Igreja Católica de Santa Izabel. Além das apresentações, o projeto inclui uma oficina de teatro para alunos do ensino fundamental II e médio de escolas públicas de Domingos Martins. Segundo o Grupo Z, todos os espaços são acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.
Sinopse
Criado em 2008, o espetáculo conta a história de uma trupe circense decadente que, incapaz de competir com as novas formas de entretenimento, se vê dispersa e sem rumo. Ambientada às margens de uma velha estrada e em uma hospedaria esquecida, a peça reflete sobre a passagem do tempo, a obsolescência e a busca por sentido em meio à transformação constante do mundo.
Peça atual

O dramaturgo e diretor da peça, Fernando Marques, afirma que ela é atual “quando fala de um sistema – obviamente, o capital – que impede muita gente de viver plenamente, sendo efetivamente quem é; e aposta no desmonte constante do que há, inclusive das pessoas, em função de uma constante busca por um novo obsolesce antes mesmo de amadurecer”.
Vem com elas

Nos dias 25 e 26 de outubro, na Aldeia Caieiras Velha, em Aracruz, norte do Estado, acontece a Copa Vem Com Elas, torneio de futebol feminino que reúne mulheres indígenas em atividades de esporte, saúde e valorização cultural. A iniciativa é do Coletivo Vem Com Elas e conta com apoio do Ministério dos Povos Indígenas (MPI).
Vem com elas
A Copa contará com seis equipes representando aldeias Tupinikim e Guarani do território indígena de Aracruz. Além da competição de futebol society (fut7), a programação inclui sorteios de brindes, pinturas corporais com grafismo indígena, apresentações culturais, mostra de artesanato e palestra sobre saúde da mulher por ocasião do Outubro Rosa.
Oficina de Artes Visuais
Estão abertas as inscrições para a oficina de Artes Visuais, com a artista visual Fernanda Hott. Os interessados podem se inscrever neste link. A prioridade é para moradores do Centro de Vitória e pessoas acima de 50 anos. As oficinas serão realizadas aos sábados, nos dias 25 de outubro e 15 e 22 de novembro, das 10h às 13h, no Espaço Thelema, localizado na rua Graciano Neves. A oficina vai contemplar colagem, pintura e bordado no sentido de usar como materiais os fragmentos de memória do Espaço Thelema.
Oficina de Artes Visuais II
O imóvel onde está instalada a Thelema é uma edificação de quase 100 anos que passou muito tempo abandonada após a morte das quatro irmãs que ali habitavam: Oneide, Odaleia, Odete e Olga, todas pianistas. No local, há um baú de fotos e registros dessas moradoras. A oficina vai resultar em uma instalação artística sobre a história da casa, do passado à atualidade. “Vamos falar da história, mas não de forma nostálgica, e sim, trazendo para o momento presente e mostrar que esse e outros locais têm uma história que não ficou no passado, tendo desdobramentos no presente. O Centro de Vitória não é algo que passou, está vivo, pulsando, trabalhando a cultura”, diz Fernanda.
Viagem pela Literatura
Na próxima quarta-feira (22), às 14h, a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, na Cidade Alta, Centro de Vitória, realiza mais uma edição do projeto Viagem pela Literatura. As autoras convidadas são Inês Santos Neves e Lilian Menenguci. O tema a ser debatido é Horizontes literários. Lilian é autora de nove livros de literatura infantil e juvenil, além de livros de poesia. Inês é mestra em Estudos Literários, autora de livros como Borges: Literatura policial e o Evangelho segundo Marcos e artigos como Morte em V., de Reinaldo Santos Neves: notas de leitura e Morte em V.: literatura como destino.
Lançamento
O escritor Maxwell dos Santos lança, no dia 27 de outubro, às 19h, o e-book À Margem das Letras, no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) do Território do Bem, em Vitória. A obra, disponível gratuitamente neste link, traz à tona o racismo estrutural presente no mercado editorial brasileiro, narrado pela trajetória de Mariah Lopes, uma jovem escritora negra e periférica que enfrenta o elitismo e os mecanismos de exclusão literária. De acordo com o autor, o romance é uma denúncia das violências simbólicas que silenciam autores negros, propondo uma reflexão sobre diversidade, representatividade e construção do cânone literário.
Roubada da Bandeira

O Cineclube Contestado vai exibir o documentário A Roubada da Bandeira, sobre uma manifestação popular do distrito de Prata dos Baianos, em Ecoporanga, noroeste do Estado. A sessão, aberta ao público, será nesta quinta-feira (23), às 19h, na Casa Comuna, no distrito de Cotaxé. A Roubada da Bandeira é uma festa popular presente em outros estados, como a Bahia, mas que em Ecoporanga começou por acaso, há cerca de 50 anos, e acontece sempre em 24 de junho, dia de São João Batista, em homenagem ao santo e em comemoração ao aniversário do Mestre João Miguel, que hoje tem 108 anos.
Até a próxima coluna!
E-mail: [email protected]