domingo, outubro 19, 2025
21.9 C
Vitória
domingo, outubro 19, 2025
domingo, outubro 19, 2025

Leia Também:

Grupo Z chega a Domingos Martins com apresentações teatrais gratuitas

Mais: campeonato indígena; oficina na Thelema; e Roubada da Bandeira no Contestado

Nos próximos dias 29 e 31 de outubro, o Grupo Z leva pela primeira vez a Domingos Martins, na região serrana, o espetáculo O Grande Circo Ínfimo, obra que há 17 anos percorre o país discutindo a resistência da arte diante das transformações do mundo contemporâneo. As apresentações, gratuitas, serão em praças e ruas do município, com tradução em Libras.

Divulgação

A apresentação do dia 29 será às 19h30, na quadra da Vila Verde. A do dia 31 acontecerá nesse mesmo horário, em frente à Igreja Católica de Santa Izabel. Além das apresentações, o projeto inclui uma oficina de teatro para alunos do ensino fundamental II e médio de escolas públicas de Domingos Martins. Segundo o Grupo Z, todos os espaços são acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.

Sinopse

Criado em 2008, o espetáculo conta a história de uma trupe circense decadente que, incapaz de competir com as novas formas de entretenimento, se vê dispersa e sem rumo. Ambientada às margens de uma velha estrada e em uma hospedaria esquecida, a peça reflete sobre a passagem do tempo, a obsolescência e a busca por sentido em meio à transformação constante do mundo.

Peça atual

Divulgação

O dramaturgo e diretor da peça, Fernando Marques, afirma que ela é atual “quando fala de um sistema – obviamente, o capital – que impede muita gente de viver plenamente, sendo efetivamente quem é; e aposta no desmonte constante do que há, inclusive das pessoas, em função de uma constante busca por um novo obsolesce antes mesmo de amadurecer”.

Vem com elas

Divulgação

Nos dias 25 e 26 de outubro, na Aldeia Caieiras Velha, em Aracruz, norte do Estado, acontece a Copa Vem Com Elas, torneio de futebol feminino que reúne mulheres indígenas em atividades de esporte, saúde e valorização cultural. A iniciativa é do Coletivo Vem Com Elas e conta com apoio do Ministério dos Povos Indígenas (MPI).

Vem com elas

A Copa contará com seis equipes representando aldeias Tupinikim e Guarani do território indígena de Aracruz. Além da competição de futebol society (fut7), a programação inclui sorteios de brindes, pinturas corporais com grafismo indígena, apresentações culturais, mostra de artesanato e palestra sobre saúde da mulher por ocasião do Outubro Rosa.

Oficina de Artes Visuais

Estão abertas as inscrições para a oficina de Artes Visuais, com a artista visual Fernanda Hott. Os interessados podem se inscrever neste link. A prioridade é para moradores do Centro de Vitória e pessoas acima de 50 anos. As oficinas serão realizadas aos sábados, nos dias 25 de outubro e 15 e 22 de novembro, das 10h às 13h, no Espaço Thelema, localizado na rua Graciano Neves. A oficina vai contemplar colagem, pintura e bordado no sentido de usar como materiais os fragmentos de memória do Espaço Thelema.

Oficina de Artes Visuais II

O imóvel onde está instalada a Thelema é uma edificação de quase 100 anos que passou muito tempo abandonada após a morte das quatro irmãs que ali habitavam: Oneide, Odaleia, Odete e Olga, todas pianistas. No local, há um baú de fotos e registros dessas moradoras. A oficina vai resultar em uma instalação artística sobre a história da casa, do passado à atualidade. “Vamos falar da história, mas não de forma nostálgica, e sim, trazendo para o momento presente e mostrar que esse e outros locais têm uma história que não ficou no passado, tendo desdobramentos no presente. O Centro de Vitória não é algo que passou, está vivo, pulsando, trabalhando a cultura”, diz Fernanda.

Viagem pela Literatura

Na próxima quarta-feira (22), às 14h, a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, na Cidade Alta, Centro de Vitória, realiza mais uma edição do projeto Viagem pela Literatura. As autoras convidadas são Inês Santos Neves e Lilian Menenguci. O tema a ser debatido é Horizontes literários. Lilian é autora de nove livros de literatura infantil e juvenil, além de livros de poesia. Inês é mestra em Estudos Literários, autora de livros como Borges: Literatura policial e o Evangelho segundo Marcos e artigos como Morte em V., de Reinaldo Santos Neves: notas de leitura e Morte em V.: literatura como destino.

Lançamento

O escritor Maxwell dos Santos lança, no dia 27 de outubro, às 19h, o e-book À Margem das Letras, no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) do Território do Bem, em Vitória. A obra, disponível gratuitamente neste link, traz à tona o racismo estrutural presente no mercado editorial brasileiro, narrado pela trajetória de Mariah Lopes, uma jovem escritora negra e periférica que enfrenta o elitismo e os mecanismos de exclusão literária. De acordo com o autor, o romance é uma denúncia das violências simbólicas que silenciam autores negros, propondo uma reflexão sobre diversidade, representatividade e construção do cânone literário.

Roubada da Bandeira

Gabriel Lordello/ Mosaico Imagem

O Cineclube Contestado vai exibir o documentário A Roubada da Bandeira, sobre uma manifestação popular do distrito de Prata dos Baianos, em Ecoporanga, noroeste do Estado. A sessão, aberta ao público, será nesta quinta-feira (23), às 19h, na Casa Comuna, no distrito de Cotaxé. A Roubada da Bandeira é uma festa popular presente em outros estados, como a Bahia, mas que em Ecoporanga começou por acaso, há cerca de 50 anos, e acontece sempre em 24 de junho, dia de São João Batista, em homenagem ao santo e em comemoração ao aniversário do Mestre João Miguel, que hoje tem 108 anos.

Até a próxima coluna!

E-mail: [email protected]

Mais Lidas