Quinta, 02 Mai 2024

Grupo Z de Teatro comemora 15 anos com retrospectiva

Grupo Z de Teatro comemora 15 anos com retrospectiva

 



O Grupo Z de Teatro começou em 1996 em Vitória como uma companhia de teatro de rua. Formavam-no artistas que viam no coletivo o caminho para a realização de um trabalho importante e admirável. Quinze anos se passaram e o grupo conseguiu manter-se unido e dedicado a se consolidar na cena dramática do estado com peças sempre criativas. 
 
Para comemorar esse período de muitas dificuldades e superações, o Grupo Z preparou uma temporada de quatro espetáculos em Vitória, o lançamento de um site e de um livro sobre sua história. Na próxima quinta-feira (21) será apresentada a primeira peça, O Grande Circo Ínfimo (fotos), na sede do grupo no Centro de Vitória. 
 
“A rua nos proporcionou muita vivência e aprendizado, e isso realmente moldou o grupo e o transformou no que é hoje”, explica o diretor e ator Fernando Marques. Ele também conta que foi um pouco difícil chegar aos quatro espetáculos que serão apresentados durante o aniversário de 15 anos. “Pensamos muito e escolhemos essas peças porque elas representam da melhor maneira a fase atual do grupo”, diz.
 
Durante a programação serão encenadas, além de O Grande Circo Ínfimo, no mês de março, as peças Quatro Intérpretes para Cinco Peças, em abril, Insone, em novembro, e Olhos de Ver, em dezembro. No final do ano também será publicado o livro sobre o grupo, de autoria do escritor e dramaturgo Saulo Ribeiro.
 


A peça que inaugura a temporada é sobre uma companhia de circo em decadência que mora em uma hospedaria também esquecida em uma velha rua. A trupe se dispersou depois de perceber que não podia competir com as novas formas de entretenimento. Alguns insistem em se manter o que eram, outros procuram novos caminhos. A história questiona qual o lugar do teatro nos dias de hoje. 
 
Esse mesmo espetáculo foi selecionado para a 16ª edição do Palco Giratório Sesc, marcando a primeira vez de uma companhia teatral capixaba no projeto. O grupo Z realizará 31 apresentações em 28 cidades de 13 Estados, a começar por Fortaleza (CE), em abril e seguirá viajando o país até setembro.
 
“É uma satisfação enorme conseguir manter um grupo de teatro coeso e atuante durante 15 anos”, diz Fernando, que está muito feliz com a nova temporada do grupo e a oportunidade de se apresentar no Palco Giratório. 
 


“Apesar de todas as dificuldades em se fazer arte profissional no Brasil, ao longo dos anos conseguimos reconhecimento dentro do estado e também formamos um público que está presente em todas as nossas apresentações”, conta.
 
Essa nova temporada de quatro espetáculos que fazem uma retrospectiva do Z está sendo realizada por meio do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012, que fomenta o desenvolvimento de atividades teatrais, incentivando a criação e a circulação de espetáculos. 
 
Para Marques, hoje é mais fácil conseguir apoio porque o número de leis de inventivo e de programas e editais de cultura aumentaram muito durante os 15 anos do grupo. Mas ainda assim, “estamos longe de termos uma política de cultura que seja continuada e consistente”, pondera. 
 
Serviço
O Grupo Z de Teatro começa sua retrospectiva com O Grande Circo Ínfimo, que será apresentado de quinta (21) a domingo (24), às 20h, na sede do grupo. R. Professor Baltazar, 152, Centro, Vitória. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Informações: (27) 3022-2324.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/