Sexta, 19 Abril 2024

História da banda Herança Negra é tema de websérie

herancanegra_divulgacao Divulgação
Divulgação

Nesta sexta-feira (29), a banda Herança Negra lança a websérie "Força, Coragem e Fé". Com exibição no YouTube, o projeto mostrará detalhes da história do grupo, como a emoção dos primeiros shows, o lançamento do primeiro single e a importância da escolha do nome do grupo de reggae que chegou a fazer apresentações internacionais.

No trailer lançado nessa terça feira (26), no canal oficial da banda no YouTube, os convidados retratam como foi a sensação de ouvir as músicas pela primeira vez, a importância do coletivo para o fortalecimento da comunidade e o papel do grupo enquanto referência para as favelas e territórios mais vulneráveis.

O enredo conta com a participação de convidados conhecidos do público, como o coordenador artístico Serjão Nascimento; os radialistas Rodrigo Rosa e Léo Kbong; o cantor e presidente da Escola de Samba Independente de Boa Vista, Emerson Xumbrega; o produtor cultural e presidente da Central Única das Favelas do Estado (Cufa-ES), Gabriel Costa, além de lideranças da comunidade Jesus de Nazareth, como o guia turístico Fernando Martins e o artista plástico Nicholas Nascimento, o Nico.

Dirigida pelo cineasta José Augusto Muleta, que produziu o filme "A Onda da Vida", a websérie captou a emoção dos depoimentos em cada cena, fez imagens da Grande Vitória, além de animações. A produção foi realizada com o apoio do Governo Federal e da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), por meio de recursos da Lei Aldir Blanc.

Canal da banda no youtube: https://www.youtube.com/c/Heran%C3%A7aNegraOficial

Trajetória

Com início nos bairros Flexal I e Jesus de Nazareth, a banda Herança Negra gravou seu primeiro single em 1998. "No Caminho do Reggae" foi lançado no programa "Vitória Reggae", apresentado por Alexandre Lima e Serjão, na rádio Universitária do ES. O primeiro álbum, "De um povo guerreiro", foi lançado em 2002 pela Lona Records, com distribuição em todo Brasil.

Das 15 faixas do CD, o destaque foi para a música "A Nova", que teve estreia do seu videoclipe na MTV em 2003 e também no programa Domingão do Faustão. Após o lançamento do álbum e a música produzida no Espírito Santo em alta, a banda saiu em turnê pelo Estado passando por 52 municípios.

Em 2004, lançou seu primeiro álbum ao vivo "Você é do tamanho do seu sonho", com músicas inéditas, versões ao vivo de músicas do primeiro álbum e uma versão de D'yer Mak'er do Led Zeppelin. O 2ª álbum ao vivo registra o calor do público em uma das apresentações mais emocionantes da banda. O CD foi lançado em Vila Velha e é recorde de público do clube até hoje, com destaque para a faixa "Estrela da Paz", de Beto Pepe e Junior Barriga.

Ao longo da carreira, o grupo também dividiu palco com bandas como Natiruts, Tribo de Jah, Plante e Raiz e Leões de Israel, além de ser apresentar em casas de shows de grandes públicos.

Em 2010, foi o ano da primeira viagem internacional da banda, convidada para se apresentar no festival Espírito Poitou, na cidade de Celles - Sur - Belle. Em 2015, após lançar o single "Miss Julie", versão de Master Blaster (Jammin) do Stevie Wonder, com participação especial de Léo Maia, filho de Tim Maia, a banda deu uma pausa na carreira.

Um pouco antes, na volta ao Brasil, o grupo tinha apostado na produção de singles em home studios e lançado dois trabalhos. Após alguns anos fora da cena, em 2018, a banda voltou aos palcos com participações especiais como Jura Fernandes e Da Ghama.

Já em 2020, em razão da pandemia, a banda marcou presença em eventos virtuais estaduais e nacionais. Este ano, o coletivo chegou a receber uma homenagem da comunidade Jesus de Nazareth por meio de arte feita em grafite pelo artista plástico Nico. 

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/