Sexta, 03 Mai 2024

Humberto Capai capta a riqueza imaterial de Muqui

Humberto Capai capta a riqueza imaterial de Muqui

O povo que enche as ruas nos dias de folias, os casarões históricos que já serviram de cenário para filmes, a tradição que se renova e se transforma, Muqui foi o foco do novo livro de Humberto Capai, Muqui, Terra de Reis. A obra, que retrata o mais antigo Encontro de Folia de Reis do Brasil e o maior sítio histórico do Espírito Santo, será lançada nesta terça-feira (27) em Vitória.

 
O fotógrafo voltou as lentes para a cidade natal e registrou suas diversas nuances em 235 imagens. “Acompanho o desenvolvimento de Muqui e seus festejos populares há 10 anos. Foi um trabalho muito prazeroso. A maior dificuldade foi selecionar o grupo de fotos que foi para o livro”, conta. Para o artista, fotografar Muqui foi antes de tudo uma experiência emocional, cheia de lembranças da infância.
 
Nesses anos em que observou a cidade de perto, Humberto percebeu a reinvenção do folclore, “o povo mantém viva a cultura, as festas são realizadas pelos próprios cidadãos, que estão sempre acrescentando novas coisas à tradição e zelando pelos patrimônios históricos”, diz. Além da arquitetura histórica e a Folia de Reis, também foram temas das fotografias os moradores da cidade, o artesanato e a festa de carnaval folclórico do Boi Pintadinho.
 
Muqui, Terra de Reis também levanta questões sobre identidade, sustentabilidade e diversidade cultural, por meio de cinco textos escritos por amigos do fotógrafo. Entre os convidados estão Almerinda da Silva Lopes, Luiz Guilherme Santos Neves, Marcos Arzua Barbosa, Joelma Consuelo Fonseca e Silva e Sidemberg Rodrigues. 
 
 
“Meu objetivo é revelar caminhos para que todos possam conhecer as belezas de Muqui, que ainda são ignoradas por muitos”, explica Humberto. Durante a execução do enorme projeto, que acabou virando um livro, o fotógrafo procurou criar um material de referência com imagens, textos e linguagens capazes de expressar e divulgar a riqueza imaterial da cidade.
 
E para Humberto essas riquezas são muitas, porque Muqui é constituída da diversidade religiosa, étnica, econômica e social do seu povo, “mesmo com as diferenças, a cidade inteira se reúne e contribui para preservação do sítio histórico e a reinvenção das folias de reis e do carnaval folclórico”, conta.
 
Esse é o segundo livro de Humberto Capai, que publicou no começo de 2012 a obra Espírito Brasileiro. O primeiro livro reuniu um conjunto de 180 fotografias, que retratam o Brasil por meio da grande variada cultural capixaba. As fotos destacam as cores da banda do Brasil e foram divididas em cinco capítulos Verdes, Amarelos, Azuis, Brancos e Brasis.
 

        

    


Para a concretização do livro, o projeto contou com o apoio da Lei Rouanet, a empresa Shell, e a Usina de Imagem, da qual o fotográfico é fundador. “O livro prova que é possível batalhar e conseguir apoio para a realização de projetos culturais. Espero que a obre possa incentivar a produção de mais trabalhos artísticos”, completa    .
 
Serviço
O livro de fotografia Muqui, Terra de Reis, de Humberto Capai, será lançado nesta terça-feira (27), a partir das 19h, no restaurante Don Camaleone. Rua Desembargador Sampaio, 263. Praia do Canto, Vitória. Quanto: R$ 60.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/