Domingo, 28 Abril 2024

Ignez Copovilla abre exposição individual com fotografias da Bolívia

Ignez Copovilla abre exposição individual com fotografias da Bolívia

 

Em janeiro do ano passado, Ignez Copovilla iniciou uma viagem pela América Latina junto com uma amiga. Ainda sem pretensão de montar a exposição, a artista fotografou uma série de paisagens naturais. Ao retornar para o Brasil e durante o trabalho de conclusão de curso, Ignez percebeu a força das imagens, “elas estavam sempre como um parêntese no meio de tantas paisagens urbanas”, explica a artista.

 

Por novos horizontes é a primeira exposição individual da fotógrafa e reúne 8 fotografias de paisagens naturais da Bolivia. A abertura da mostra será nesta terça-feira (10), às 20h, e fica em cartaz até 10 de março, no Memorial da Paz (em frente à cruz do papa).

 

As fotos de Ignez Copovilla são realmente um respiro em meio ao caos urbano e a escolha do local da exposição também foi pensada para dialogar com o trabalho. “A galeria fica em um lugar completamente devastado pelo homem, por se tratar de um aterro. Mas também é um lugar que remete a paz, e as imagens passam isso. São imagens harmônicas que evocam um silêncio, um olhar atento à paisagem e sobre si mesmo”, diz.

 

Além disso, Ignez também comenta que o Memorial da Paz é muito bem localizado e fica em frente a um dos maiores pontos turísticos do estado, o Convento da Penha, e mesmo assim ignora tudo isso. Por novos horizontes pretende propor uma maior reflexão sobre o nosso entorno. “Acho que as pessoas podem se inspirar nos meus horizontes e criar os seus próprios. Pensar o horizonte que elas estão inseridas e propor novos horizontes a partir disso”, explica.

 

 

A escolha por retratar a natureza ao invés da cidade foi para suprir um sentimento de falta da fotógrafa, que acima de tudo admira a harmonia da natureza. “As paisagens naturais me fazem refletir sobre a minha própria experiência de vida e sobre a memória geográfica da minha própria cidade, Vitória”.

 

Serviço

A exposição Por novos horizontes abre esta sexta-feira, às 20h, no Memorial da Paz, Praça João Paulo II, Enseada do Suá. A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, de 9h as 17h, e sábado e domingo, de 12h as 16h.

 

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/