Quarta, 01 Mai 2024

Jongo e Caxambu são temas de palestra na Ufes

Jongo e Caxambu são temas de palestra na Ufes
Nos tempos de escravidão, o Jongo ou Caxambu era dançado pelos negros que trabalhavam nas plantações de café do Vale do Paraíba, entre São Paulo e Rio, e nas fazendas do sul de Minas Gerais e Espírito Santo. A dança acontece tradicionalmente à noite, celebrando o 13 de maio ou integrando as festividades religiosas, através de imagens metafóricas, os jongueiros “conversam” entre si, encadeando os versos.
 



Para debater essa manifestação cultural de percussão de tambores, canto e dança, trazida ao Brasil pelos trabalhadores escravizados de origem bantu, a Fundação Cultural Palmares – MinC (FCP), promove no próximo nesta quarta-feira (23), no Teatro Universitário da  Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a palestra Jongos e Caxambus, Interfaces entre Religiosidade e Cultura Afro-brasileira no Espírito Santo.
 
As palestrantes serão a professora Cleyde Rodrigues Amorim e professor Osvaldo Martins de Oliveira, ambos da Ufes.
 
O evento integra o projeto Ciclo de Palestras Cultura Afro-brasileira: Nosso Patrimônio e é organizado pelo Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC) da FCP, visa chamar a atenção para o cumprimento da Lei 10.639/2003,que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação.
 
As palestras do Ciclo de Palestras serão compiladas em livros que se juntam à Coleção Conheça Mais, que já discutiu Candomblé, Umbanda, Capoeira, Gastronomia afro-brasileira, entre outro temas.
 
As obras devem ser distribuídas nas escolas e bibliotecas brasileiras a fim de oferecer aos estudantes, conteúdos do patrimônio cultural afro-brasileiro que trazem à pauta a construção coletiva historicamente vivenciada por descendentes de negros e negras do continente considerado berço da humanidade, de uma forma concisa e contextualizada.
 
Serviço
A palestra Jongos e Caxambus: Interfaces entre Religiosidade e Cultura Afro-brasileira no Espírito Santo acontece nesta quarta-feira (23), das 18h às 23h, no Teatro Universitário, na Ufes. Av. Fernando Ferrari, campus de Goiabeiras, Vitória. Entrada franca.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/