Produzido pelo fotógrafo Paulo Silva, o trabalho é fruto do contato do artista com o universo das paneleiras. “Por morar em um bairro vizinho, o ofício das paneleiras é bem evidente em minha memória, vivi isso em minha infância”, explica ele, que lança, nesta quinta-feira (12), na Faculdade Multivix, em Goiabeiras, a partir das 9h, o livro Paneleiras de Goiabeiras: a transformação do barro. A participação é aberta ao púbico.
O livro conta por meio de imagens – e de breves textos, em inglês e português – um pouco sobre o ofício das paneleiras criando uma narrativa visual para falar de um dos maiores patrimônios da cultura local. “Não tem como falar da cultura capixaba e não mencionar o ofício das paneleiras de Goiabeiras. Ícones da cultura capixaba, elas trazem consigo uma identidade que é uma das maiores expressões da cultura popular do Espírito Santo, mostrando técnicas que se perpetuam a mais de 400 anos”, explica Paulo, que abre uma exposição no dia do lançamento na própria faculdade.
Um dos objetivos de Paulo, como afirma no livro, é registrar a beleza e a pluralidade da cultura local, que ele acredita não receber a devida valorização. “Nós Capixabas temos a mania (ainda maior que nos outros Estados) de só enxergar a cultura dos outros. Achamos que não temos uma identidade cultural. Percebi isso quando comecei a registrar as minhas viagens por outros Estados, daí pensei, porque não registrar e evidenciar a cultura do meu Estado, que é muito rica”.
O livro Paneleiras de Goiabeiras: a transformação do barro, que conta com o patrocínio da Lei Rubem Braga, é um instrumento de política cultural criado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc), com o objetivo de incentivar a produção cultural em Vitória.
Serviço
O lançamento do livro Paneleiras de Goiabeiras: a transformação do barro, de Paulo Silva, será lançado nesta quinta-feira (12), às 9h, na Faculdade Multivix – Rua José Alves, 301, Goiabeiras, Vitória.