Terça, 30 Abril 2024

Livro vai trazer expressões literárias de pessoas em situação de rua

centro_pop_divulgacao Divulgação
Divulgação

Pessoas em situação de rua estão preparando um e-book com textos e desenhos que representem seus sonhos e vivências. O processo está sendo desenvolvido por meio de oficinas do projeto Expressão Liberta, realizado junto a usuários do Centro Pop de Cariacica, em projeto que conta com apoio de recursos municipais da Lei João Bananeira, de fomento à cultura. "A oficina vem para provocar neles a fala e a escuta, para além da escrita e do desenho. É um momento de interação, troca e construção coletiva", diz a produtora cultural, escritora e dramaturga Thalia Peçanha .

Ela se junta à jornalista e escritora Elaine Dal Gobbo e à artista plástica Geanna Abreu nas ações realizadas no espaço público localizado no bairro Santa Bárbara, que atende cerca de 40 pessoas por dia de segunda a sexta-feira, com diversos atendimentos e serviços.

O resultado das oficinas será a publicação de um e-book disponibilizado gratuitamente para download pela internet. A previsão é que ele seja lançado até o fim de março. A proposta das oficinas é fomentar desenhos e escrita de textos em formato de carta, embora também seja aberto a outros gêneros em que queiram se expressar.

"As expressões variam do momento, deixamos eles brincarem com as propostas. Os textos geralmente vêm acompanhados de desenhos e cores, que estão presentes em quase tudo", relata a produtora cultural e escritora. A falta de um lar é uma das questões que mais aparecem como tema das expressões artísticas dos participantes da oficina, mostrando como a situação os afeta profundamente. Mas também aparecem promessas de amor, músicas, desenhos que remetem à juventude, entre outros.

Thalia considera que as oficinas, que começaram no último dia 18 e vão até 25 de janeiro, têm proporcionado manhãs divertidas no local. "Cada um se aproxima da sua forma, alguns são mais tímidos, outros já são bem falantes, mas todos têm interagido de forma bacana com as atividades propostas". Como costumam colocar músicas durante o processo de criação, descobriram que um dos participantes tinha uma música gravada e lançada no ano passado no Spotify.

A produtora destaca que o grupo está propondo ainda um nome para a sala de aula que vai abrir no Centro Pop. Segundo ela, as propostas que são apresentadas acabam também criando pequenos relatos que justificam as sugestões de nomes, revelando também expressões dos usuários dos serviços do local.

O lançamento do e-book deve acontecer na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), em Cruzeiro do Sul, Cariacica, com uma mesa sobre Literatura e Inclusão e realização do Sarau Pássaro de Fogo, da Academia Cariaciquense de Letras (ACL).

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários: 1

Sonia Rodrigues da Penha em Sexta, 20 Janeiro 2023 19:58

Que sensível, criativo e oportuno.
Parabéns à produtora cultural, escritora e dramaturga Thalia Peçanha, à jornalista e escritora Elaine Dal Gobbo e à artista plástica Geanna Abreu.

Que sensível, criativo e oportuno. Parabéns à produtora cultural, escritora e dramaturga Thalia Peçanha, à jornalista e escritora Elaine Dal Gobbo e à artista plástica Geanna Abreu.
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/