Sexta, 26 Abril 2024

​Longa-metragem conta história de Rubem Braga por meio de suas crônicas

rubem_braga_FotoAleciodeAndrade_IMS Alécio de Andrade/IMS

A história do escritor cachoeirense Rubem Braga será contada em uma cinebiografia que tem pré-estreia nesta quinta-feira (7), para convidados, e sexta-feira (8), para estudantes, às 19h30, em sessões privadas no Centro Cultural Sesi, em Jardim da Penha, Vitória. O longa-metragem, que se chama O Voo da Borboleta Amarela, é dirigido por Jorge Oliveira, com codireção de Pedro Zoca e produção de Ana Maria Rocha.

Divulgação

A trajetória do cronista é contada com base em cerca de 10 das suas crônicas. Parte do filme se passa em Braga, Portugal, cidade de origem da família do escritor, o que motivou a equipe a incluir na trilha sonora a música Nunca Mais, de Dorival Caymmi, com arranjo de Fado, cantada pela fadista portuguesa Cristina Claro. Também faz parte da trilha sonora a música Ai de Ti, Copacabana, de Alceu Valença, que tem o mesmo nome de uma crônica de Rubem.

Conforme relata Jorge Oliveira, em parte do filme as memórias de Rubem Braga são contadas por meio de uma janela, em referência ao hábito do escritor de se debruçar nela e olhar para fora buscando inspiração para seus textos. Três atores interpretam o escritor no longa-metragem em três momentos distintos de sua vida: Lauro Moreira, Roberto De Martin e David Landeiro.
Divulgação

A cinebiografia conta ainda com os depoimentos do escritor e integrante da Academia Espirito-Santense de Letras, Francisco Aurélio Ribeiro; do sobrinho de Rubem, Daniel Braga; e da professora e escritora Maria Elvira Tavares.

Além das filmagens em Portugal, também serviram de cenário a Cinelândia, no Rio de Janeiro; e Muqui, no sul do Espírito Santo. O longa tem uma cena em Cachoeiro de Itapemirim, terra de Rubem Braga, com as cinzas dele sendo jogadas no Rio Itapemirim.

A previsão da chegada da cinebiografia ao circuito comercial, segundo Jorge Oliveira, é no segundo semestre de 2023. Até lá ele irá participar de festivais no Brasil e no exterior.

"A pré-estreia e o longa são um presente que estou deixando para os capixabas. O acolhimento do meu trabalho pelos capixabas merece uma lembrança eterna, que é o filme de Rubem Braga, escritor que me fascina por ser o maior cronista do Brasil, um dos maiores personagens da literatura brasileira no século XX", ressalta Jorge.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/