Segunda, 06 Mai 2024

??ltimo texto de Lorca ganha adaptação teatral

??ltimo texto de Lorca ganha adaptação teatral

 

 
A Casa de Bernarda Alba (1936) foi o último texto de Federico Garcia Lorca, antes de ser assassinado pela repressão da Guerra Civil Espanhola. A peça de teatro que encerra a Trilogia Dramática da Terra Espanhola ganha uma versão dirigida por José Luiz Gobbi, que concebeu o drama com ênfase na opressão feminina e na luta pela liberdade.
 
O espetáculo tem estreia marcada para esta terça-feira (18), na Fafi, e na quarta-feira (19), no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCES). As duas apresentações têm entrada franca. A Casa de Bernarda Alba conta a história de uma matriarca dominadora que após a morte de seu segundo marido decreta um luto de oito anos, enclausurando suas filhas. Algumas não se conformam e veem no casamento a única saída.
 
Gobbi conta que durante a produção e os ensaios houve muito diálogo entre o elenco e todos que estavam envolvidos para que a linha original do texto fosse mantida. “O texto de Lorca é bastante naturalista e atemporal. Procurei interpretá-lo de maneira que nada fosse perdido, mas que também se aproximasse do público atual”, diz.
 
Ele próprio escolheu todas as atrizes e muitas delas foram suas alunas, “o espetáculo requer uma entrega total e convidei as artistas que seriam capazes de interpretar essas mulheres”. O elenco é composto por Bernarda e suas cinco filhas, Angústia, Madalena, Martírio, Amélia e Adela. Pepe é único personagem masculino da trama, mas se mantém sempre distante e ausente.
 
A cenografia será um espetáculo à parte. Criada pelo artista Celso Adolfo, o cenário irá se deslocar e girar enquanto os atores estarão dentro dele. “Ninguém sairá de cena, mesmo que não haja nenhuma ação para o ator”, explica Gobbi. Para o diretor, o cenário é mais um personagem dentro da história devido a sua movimentação e presença no palco. 
 
Para ampliar a dramaticidade do universo característico de Lorca, serão utilizados a música flamenca e um figurino especial. Os xales negros de seda que vestem as atrizes vem diretamente de La Paz, na Bolívia. Cada peça pesa em média dois quilos e foram adaptadas especialmente para o espetáculo.
 
Serviço
A Casa de Bernada Alba será apresentada nesta terça-feira (18), às 20h, na Fafi. Av. Jerônimo Monteiro, 656, no Centro, Vitória. Na quarta-feira (19), às 13h, será apresentada no auditório do Tribunal de Contas do Estado. R. José Alexandre Buaiz, 157, Enseada do Suá, Vitória. Entrada franca.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/