domingo, agosto 31, 2025
23.9 C
Vitória
domingo, agosto 31, 2025
domingo, agosto 31, 2025

Leia Também:

??ltimo texto de Lorca ganha adaptação teatral

 

 
A Casa de Bernarda Alba (1936) foi o último texto de Federico Garcia Lorca, antes de ser assassinado pela repressão da Guerra Civil Espanhola. A peça de teatro que encerra a Trilogia Dramática da Terra Espanhola ganha uma versão dirigida por José Luiz Gobbi, que concebeu o drama com ênfase na opressão feminina e na luta pela liberdade.
 
O espetáculo tem estreia marcada para esta terça-feira (18), na Fafi, e na quarta-feira (19), no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCES). As duas apresentações têm entrada franca. A Casa de Bernarda Alba conta a história de uma matriarca dominadora que após a morte de seu segundo marido decreta um luto de oito anos, enclausurando suas filhas. Algumas não se conformam e veem no casamento a única saída.
 
Gobbi conta que durante a produção e os ensaios houve muito diálogo entre o elenco e todos que estavam envolvidos para que a linha original do texto fosse mantida. “O texto de Lorca é bastante naturalista e atemporal. Procurei interpretá-lo de maneira que nada fosse perdido, mas que também se aproximasse do público atual”, diz.
 
Ele próprio escolheu todas as atrizes e muitas delas foram suas alunas, “o espetáculo requer uma entrega total e convidei as artistas que seriam capazes de interpretar essas mulheres”. O elenco é composto por Bernarda e suas cinco filhas, Angústia, Madalena, Martírio, Amélia e Adela. Pepe é único personagem masculino da trama, mas se mantém sempre distante e ausente.
 
A cenografia será um espetáculo à parte. Criada pelo artista Celso Adolfo, o cenário irá se deslocar e girar enquanto os atores estarão dentro dele. “Ninguém sairá de cena, mesmo que não haja nenhuma ação para o ator”, explica Gobbi. Para o diretor, o cenário é mais um personagem dentro da história devido a sua movimentação e presença no palco. 
 
Para ampliar a dramaticidade do universo característico de Lorca, serão utilizados a música flamenca e um figurino especial. Os xales negros de seda que vestem as atrizes vem diretamente de La Paz, na Bolívia. Cada peça pesa em média dois quilos e foram adaptadas especialmente para o espetáculo.
 
Serviço
A Casa de Bernada Alba será apresentada nesta terça-feira (18), às 20h, na Fafi. Av. Jerônimo Monteiro, 656, no Centro, Vitória. Na quarta-feira (19), às 13h, será apresentada no auditório do Tribunal de Contas do Estado. R. José Alexandre Buaiz, 157, Enseada do Suá, Vitória. Entrada franca.

Mais Lidas