Sexta, 19 Abril 2024

Moinhos de vento

Moinhos de vento

 

 
Após ler muitos romances de cavalaria, um fidalgo castelhano perde a razão e passa a peregrinar em busca de aventuras como as de seus heróis. Espanha adentro, mundo afora. Agora, em terras mineiras, o icônico cavaleiro andante Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança vão para as ruas em espetáculo que une elementos clássicos da obra de Miguel de Cervantes e da cultura brasileira.
 
Tal é a história que a Cia. Burlantins, companhia teatral mineira, traz a Vitória nesta quarta-feira (15) com o musical Oratório - A Saga de Dom Quixote e Sancho Pança. O espetáculo, promovido pelo Programa Cultural Vivo EnCena e viabilizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, tem entrada franca.
 
Para dar vida às personagens, os atores, músicos e compositores Sérgio Pererê e Maurício Tizumba estão à frente do elenco composto por atores negros, nos papéis do fidalgo e seu escudeiro. Além disso, Tizumba assume a direção musical do espetáculo e Pererê assina as composições da trilha sonora.
 
Como nos trabalhos anteriores da Burlantins, neste a música é também personagem. Por meio dela, diferentes ritmos são visitados em um passeio pelo universo quixotesco.A Cia. retoma suas atividades com a mesma proposta que fez do grupo um dos mais respeitados do Brasil: unir teatro e música em espetáculos de rua. O diretor, autor, roteirista e ator Eid Ribeiro é o responsável pelo roteiro que mantém as falas originais do clássico de 1604.
 
A atriz Paula Manata, do grupo Armatrux, repete a parceria firmada com o grupo em 2007 e assume a direção do espetáculo. Os arranjos da trilha são dos músicos e atores Everton Coroné e Alysson Salvador, que dividem a rua com a dupla. A atriz e cantora Josi Lopes dá voz e vida à famosa Dulcinéia Del Toboso, além de outros personagens femininos. Tizumba e Josi ainda assumem o papel de narradores.
 
“É um espetáculo com ‘polirritmia’: como em um passeio pelo Brasil, ouvimos um pouco de xote, forró, blues, maracatu e até um pouco da música de Andaluzia, terra de Quixote”, explica o compositor.
 
Para coordenar a dança, foi escolhida a coreógrafa Giovana Penna. Compõem também a equipe o diretor de clipes e desenhista Conrado Almada e o cenógrafo Dudu Félix. As artistas Maria Luiza Magalhães e Janaína Castro, que trabalham com o Grupo Corpo, cuidam dos figurinos da peça. Música, dança, figurinos, cenário e bonecos ajudam a conferir brasilidade e mineiridade à atmosfera de Dom Quixote de La Mancha. 
 
Workshop
O Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane) recebe também nesta quarta, em seu auditório, o workshop gratuito Tambor Mineiro, com Mauricio Tizumba. A atividade ocorre das 14h às 16h e há vagas para 20 pessoas. A idade mínima para participar é 13 anos. A inscrição será feita por ordem de chegada. O Mucane fica na Avenida República, 121, Centro de Vitória.
 
Serviço
Oratório - A Saga de D. Quixote e Sancho Pança será apresentado nesta quarta-feira (15), às 20h, na Estação Porto, Armazém 5 da Codesa. Av. Getúlio Vargas, s/n, Centro, Vitória. Entrada franca. Informações: (27) 3205-1004 e, sobre o workshop, (27) 3205-1004.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/