Terça, 23 Abril 2024

Mostra África Contemporânea exibe filmes premiados até o próximo sábado

comboiosalacucar_mostraafrica_divulgacao Divulgação

Até o próximo sábado (15), a Mostra África Contemporânea apresenta uma programação exclusiva de filmes premiados e inéditos. Cada um ficará 24 horas no ar, de forma on-line e gratuita, na InnSaei.TV, plataforma de filmes, séries, transmissões ao vivo, mostras e festivais. São, ao todo, cinco obras premiadas e uma ainda inédita no Brasil.

A ficção rodada na Zâmbia, com o título Eu Não Sou Uma Bruxa (2017), foi dirigida por Rungano Nyoni e abriu a mostra nessa segunda-feira (10). O inédito documentário O Tempo Está do Nosso Lado, do Senegal, dirigido por Katy Lena Ndiaye, será exibido nesta terça (11). Ar Condicionado (2020), de Angola, e com direção de Fradique, será exibido na quarta (12). 

Rafiki (2018), do Quênia, e com direção da Wanuri Kahiu, está na programação desta quinta-feira (13), e Comboio de Sal e Açúcar (2016), filmado em Moçambique, longa-metragem com direção de Licínio Azevedo, estará disponível na sexta-feira (14).

A Mostra pretende evidenciar, por meio do audiovisual, a realidade vivida no dia a dia da população africana e tem como objetivo central levar a cinematografia africana contemporânea aos alunos e professores do Ensino Médio das escolas públicas do Espírito Santo, numa perspectiva de fortalecer a implementação da Lei 10.639, que trata da inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no ensino brasileiro. Para isso, o evento conta com o apoio da Comissão Permanente de Estudos Afro-brasileiros (Ceafro), ligado à Secretaria da Educação (Sedu).

Para os encontros virtuais, o primeiro será um bate-papo no sábado (15), às 17 horas, com o ator angolando Matamba Joaquim. Atualmente, ele é ator e membro fundador do Teatro Griot, em Portugal. Na filmografia de Matamba Joaquim estão vários longas-metragens e séries para TV, com destaque para dois filmes conhecidos do público brasileiro: Comboio de Sal e Açúcar, filme exibido na Mostra de Cinema África Contemporânea, e Um Animal- Amarelo, uma co-produção Brasil, Moçambique e Portugal, dirigido por Felipe Bragança.

A realização da Mostra é da Livres Filmes e da Ladart Filmes, com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do Fundo Estadual da Secretaria da Cultura (Secult).


SERVIÇO

A plataforma InnSaei.TV pode ser acessada neste link.

Redes Sociais (Facebook e Instagram): @africacontemporanea

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/