Sexta, 17 Mai 2024

Mucane abre exposição fotográfica sobre quilombolas

Mucane abre exposição fotográfica sobre quilombolas

 

Nesta quarta-feira (12) o Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas abre a exposição O Corpo da Luta: A Experiência Quilombola no Espírito Santo, com fotografias do antropólogo Sandro José da Silva, Domingos Firmiano e Bianca Blandino. A mostra fica aberta até 13 de março.
 
A mostra reúne 120 fotografias de um acervo originado de um trabalho dos fotógrafos realizado durante oito anos junto às comunidades quilombolas do Espírito Santo.
 
Além de acompanhar cronologicamente o cotidiano dos quilombolas, a exposição também retrata temas como trabalho, mulheres, manifestações políticas e organização política das comunidades.
 
Com a curadoria de Selma dos Santos Dealdina e expografia de João Pedro Gatti, a exposição também abre espaço para a oralidade dos quilombolas por meio de conversas, debates e mostra de filmes.
 
Toda a mostra está contextualizada a partir do cotidiano das vilas quilombolas, e da luta pela vida do povo quilombola, como conta o texto exposto no próprio folder do evento: “O corpo quilombola carrega as marcas da sua história. Sua origem e seu destino estão entrelaçados pelo dia a dia da vida, das lutas, das vitórias e desafios. O corpo é a identidade quilombola”.
 
Serviço
A exposição O Corpo da Luta: A Experiência Quilombola no Espírito Santo será aberta nesta quarta-feira (12), a partir das 19h, no Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane). Av. República, 121, Centro, Vitória. Visitação: terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Até 13 de março. Entrada franca. Informações: (27) 3132-8351.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/