Sábado, 27 Abril 2024

Muro da discórdia gera documentário indicado ao Oscar

Muro da discórdia gera documentário indicado ao Oscar

Em 2005, uma pequena cidade na Cisjordânia foi dividida por um muro erguido pelo governo israelense. O argumento oficial era de proteger o povoado das redondezas de ataques palestinos, mas o “muro de proteção” era também uma forma de dividir Israel da Palestina. 

 
Para proteger suas terras e tentar para a construção do muro, os colonos israelenses montaram um acampamento e uma cerca na área. Os invasores começam a expulsar os habitantes e protestos pacíficos passaram a ocorrer toda semana. Um dos agricultores, Emad Burnat, resolve filmar tudo com sua pequena câmera. 
 
Emad registrou as bombas de gás lacrimogêneo, tiros de balas de borracha, prisões e atrocidades contra adultos e crianças. Durante os conflitos também filmou o crescimento de seu filho Gibreel e suas reações diante da violência. Foram cinco anos de gravações e cinco câmeras quebradas durante os confrontos.
 



As filmagens deram origem ao documentário Cinco Câmeras Quebradas, estreia do Cine Metrópolis. O cineasta e amigo de Emad, Guy Davidi, foi quem deu um fio condutor ao filme e escreveu a narração em off. Davidi também sugeriu que a história seria contada pelo ponto de vista do filho de Emad e que os capítulos seriam divididos pelas câmeras que ele utilizou.
 
Indicado ao Oscar 2013 de melhor documentário, a primeira exibição de Cinco Câmeras Quebradas em Ramallah, capital administrativa dos palestinos, foi aplaudida de pé. O filme também foi premiado no Festival de Jerusalém, na Coréia do Sul e no Sundance Festival 2012. 
 
Serviço
Cinco Câmeras Quebradas (5 Broken Câmeras, Israel/França/Holanda, 2011, 94 minutos, Livre)
 
Cine Metropolis: 17h, 18h50, 20h40.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/