Terça, 30 Abril 2024

​Muros de bairro da Serra receberão painéis com grafite durante festival

grafite_NICOGDT Divulgação
Divulgação
O bairro Jardim Carapina, na Serra, receberá o festival multicultural "Cores de Perifa" neste sábado (7), das 9h às 20h, e domingo (8), das 9h às 21h. A programação, que terá como base o Centro de Atendimento Integrado (CAI) de Jardim Carapina e Boa Vista, contará com diversas atividades relacionadas à arte urbana, o que inclui batalhas de MC's (rima), slam (poesia) e breaking (dança), além de apresentações musicais e exposição.

Uma das principais atrações será a pintura de 18 painéis de grafite nos muros da comunidade. Para isso, foi feito um mapeamento junto com  moradores de Jardim Carapina, para saber do interesse em ver seus muros grafitados.

"A região já teve um movimento de grafite antes, há uns dez anos, mas muita gente esqueceu. Na produção desses painéis, vai ter tanto artistas que estão há mais tempo na cena, quanto gerações mais novas, justamente pra fazer esse intercâmbio. A gente tem feito um trabalho de sensibilização com os moradores sobre o grafite, e tem sido muito bem aceito" afirma a artista Sandriane Rocha, idealizadora do festival, que é filha de um grafiteiro pioneiro na Serra, Alecs Power.

O evento, realizado com recursos de um edital da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES), também oferecerá, gratuitamente, um workshop de grafite, no sábado, e uma oficina de fotografia, no domingo. Interessados devem se inscrever por este formulário online.

"A gente já tinha realizado ações anteriores de cultura em Jardim Carapina. Pensamos no festival como uma forma de fortalecer esse movimento", destaca Sandriane.

Prêmios em dinheiro

As batalhas do festival terão premiação em dinheiro para os primeiros colocados, com valores que variam de R$ 100 a R$ 300. Na competição de slam, que acontecerá no sábado, a partir das 15h, interessados poderão se inscrever na hora da competição. No mesmo dia, a partir das 15h, ocorrerá a competição de breaking, que demanda inscrição prévia neste formulário online

Já a batalha de MC's será realizada no segundo dia de evento, a partir das 18h. Nesse caso, os competidores foram escolhidos em seletivas anteriores realizadas no município.


PROGRAMAÇÃO

Dia 7/10 – Sábado

9h - Credenciamento do grafite
10h - Abertura da Exposição Fotográfica; Pintura dos murais da comunidade; 
Roda de Conversa sobre a potencialidade da Arte e Cultura.
14h - Cypher Break (dança)
15h - Workshop Graffiti; UFESLAM (poesia)
17h - Batalha de Break
20h - Encerramento com DJ

Dia 8/10 - Domingo

9h - Coffe Break
10h - Pintura dos Murais na Comunidade
14h - Oficina de Fotografia
18h - Batalha de MC´s
19h - Showcases: Zucri Beatbos; Rhayner feat.; Mesquita e Rangel
JES (treeflows)
21h - Encerramento com DJ

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/