Contextualizado durante a Segunda Guerra Mundial, o filme Na Neblina se passa nas fronteiras ocidentais da antiga União Soviética, na época ocupadas por tropas nazistas. O longa mostra o drama de dois homens que precisam matar um amigo de infância acusado de traição pela resistência russa.
Entretanto, um triste acaso decorrente da guerra inverte os papéis, e o ferroviário Sushenya (Vladimir Svirskiy) se sente no dever de ajudar e proteger seus antigos amigos, Burov (Vladislav Abashin) e Voitik (Sergei Kolesov) que estavam prestes a executá-lo.
Na Neblina é focado nesses três personagens, que a cada momento do filme trocam a posição de protagonista. A trama não é linear, intercalando passado e presente, mas durante a história não é revelado em que tempo as cenas se passam, dependendo do espectador para juntar as peças do quebra-cabeça.
O drama levou o prêmio da crítica no último Festival de Cannes. É um filme que mostra homens tendo que tornar decisões difíceis em situações-limite, sem maniqueísmos ou julgamentos.
Com um enredo enxuto e uma narrativa mais contida do que a de seu primeiro longa, Minha Felicidade (2010), o diretor russo consegue fazer um filme forte que teoriza sobre a ética e a moral humana. Loznitsa também se utiliza de muitos aspectos da literatura de Dostoievski e Tchekhov pra compor sua obra.
Serviço
Na Neblina (V Tumane, Rússia/Alemanha/Letônia/Holanda/Bielo-Rússia, 2012, 128 minutos, 14 anos)
Cine Jardins – Shopping Jardins: Sala 1. 21h05.