Terça, 21 Mai 2024

???Namíbia, Não??? fala do preconceito racial com humor refinado

???Namíbia, Não??? fala do preconceito racial com humor refinado


A partir de 2016, todos os afrodescendentes serão obrigados a retornar ao continente africano, mas para não incorrer o crime de “invasão de domicílio”, eles só podem ser capturados na rua. É a alternativa que o governo brasileiro encontrou para aqueles que ainda sofrem preconceito no país. Esse é o mote do livro Namíbia, Não de Aldri Anunciação, que será encenado no Teatro do Sesi neste sábado (21) e no domingo (22).
 
Apesar de ser uma temática já bastante abordada pelas artes, o preconceito racial é discutido de uma forma inovadora e bem diferente. “Acredito que essa inovação se deve as características agregadoras que a história tem. Utilizo uma linguagem pop que deixa mais leve esse assunto tão pesado e também há o humor, que é um elemento que atrai diferentes públicos”, conta Aldri Anunciação.
 
Mas o autor explica que é um humor com responsabilidade e com um tom irônico. “O humor que coloco na história fica no limiar entre a brincadeira e a seriedade, o público precisa tomar partido para decidir se vai achar graça ou não”, diz.
 
A direção da peça é do ator Lázaro Ramos. Aldri conta que foi um convite mútuo. “Lázaro foi um dos primeiros a ler o texto e assim que ele lia fazia alguns apontamentos para a direção. Foi muito natural ele se oferecer para ser o diretor e nós resolvemos experimentar novas áreas juntos. Já que eu nunca tinha sido escritor e nem ele diretor”, explica Aldri.
 
Diferente do que geralmente ocorre, a peça Namíbia, Não veio antes que o livro. O livro, entretanto, não perdeu as características de texto dramatúrgico. Os diálogos foram mantidos e as rubricas – comentários para indicar gestos ou movimentos dos atores e dar indicações da cena para o diretor – foram reescritos para se encaixarem na obra literária. A conversão foi bem-sucedida e Namíbia, Não venceu o Prêmio Jabuti de Literatura 2013, na categoria Literatura Juvenil.
 
Ele também conta que resolveu ambientar a peça em 2016, porque o futuro próximo é algo que sempre o intrigou e também para fugir de previsões muito extensas que distanciam o público da história. “Uma previsão para daqui a 100 anos não toca um leitor mais egoísta, já daqui a quatro anos inclui todo mundo. Além disso, para o meu livro não ficar datado eu deixo um aviso para aqueles que irão ler, que sempre contém os quatro anos a partir do ano em que estejam”.
 
Aldri também explica que quatro anos é o tempo de maturação escolhido pela sociedade ocidental. “Quatro anos é um tempo bastante simbólico para a nossa sociedade”, ele diz e cita como exemplo as olimpíadas e a copa, que são de quatro em quatro anos, assim como as eleições e o tempo da faculdade.  
 
Outro ponto interessante é o termo que o autor inventou para se referir aos negros: pessoas com melanina acentuada. O autor inventou essa expressão para fugir da palavra negro. “Procurei a palavra negro em tudo que eu escrevi para depois cortá-la. Depois fiquei pensando que é isso que a sociedade faz muitas vezes com o negro, ele é constantemente excluído”, comenta Aldri.
 
Para fugir dos estereótipos o autor também criou dois personagens pouco usuais. A peça é encenada por uma dupla, Sergio Menezes, que faz o personagem André e o próprio Aldri, que faz Antônio. Ambos são de classe media alta, um é diplomata e o outro estudante de direito e eles tem um apartamento moderno e um gosto bastante ocidentalizado. 
 
Na história, André e Antônio passam o dia trancados no apartamento, para não serem levados para a África. Os dois ficam debatendo as questões sociais e econômicas da vida atual, seus anseios pessoais e as consequências de um iminente retorno à África-mãe. 


Serviço
A peça Namíbia, Não será apresentada neste sábado (21), às 21h, e domingo (22), às 19h, no Teatro do Sesi, em Vitória. R. Tupinambás, 240, Jardim da Penha. Ingresso: R$ 30 (inteira).

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 21 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/