Quinta, 28 Março 2024

No asfalto ou no mato

No asfalto ou no mato

 

 
Esta semana, no Canal Futura, o programa Sala de Notícias exibe dois filmes inéditos - Cidades Redesenhadas e Guarani: Gente da mata e da Universidade – além de reapresentar outros três: De Braços Nem Tão Abertos, Sobre Rodas e Rota do Sal.
 
Iniciando a programação, o público confere, nesta segunda-feira (6), o documentário De Braços Nem Tão Abertos, que aponta as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes irregulares, para obter o documento oficial de permanência no Brasil. A conquista da cidadania plena, como o direito a voto, por exemplo, é outro grande desafio. A burocracia é a principal barreira encontrada no país que, a cada ano, atrai um número maior de estrangeiros. A direção fica por conta da Ong Repórter Brasil.
 
Terça-feira (7), o documentário inédito Cidades Redesenhadas, dirigido por Liliana Sulzabach e Cesar Graeff Santos, apresenta a atual questão do crescimento urbano, sob o ponto de vista dos ilustradores, cartunistas e humoristas Santiago e Edgar Vasques. Com senso de humor e traço apurado, os dois abordam o problema da especulação imobiliária, do transito intransitável, da segregação dos condomínios, da insustentabilidade ecológica e da miséria.
 
Será reexibido, na quarta (8), o curta Sobre Rodas, de Marcus Staudt, que busca retratar a visão de portadores de deficiência física sobre o papel do esporte em suas vidas. O documentário conta com entrevistas de atletas cadeirantes da Associação dos Doentes e Deficientes Físicos de Lajeado (Addefil) e profissionais das áreas de saúde e educação, ligados ao projeto, destacando a importância da reabilitação, da inclusão social e da prática do basquete sobre rodas.
 
O filme de quinta-feira (9) é o inédito Guarani: Gente da Mata e da Universidade. A diretora Marcia Paraíso Cavalcanti mostra a trajetória acadêmica de Karay, Werá e outros 100 índios, das etnias Guarani, Kaingang e Xokleng, advindos das regiões Sul e Sudeste. 
 
Eles são alunos do curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, pela Universidade Federal de Santa Catarina, que propõe formar professores capacitados para compreender questões relacionadas à territorialidade e ao Bioma Mata Atlântica, sem contudo minimizar a importância da manutenção das tradições e da língua indígena.
 
Encerrando a semana, sexta-feira (10), o curta de Andre Portugal e Cardes Amâncio, Rota do Sal, será reexibido. Na tela, o público acompanha trechos da expedição fluvial “Rota do Sal Kalunga”, que, durante quatro meses, navegou por 1.950 km do Centro-Oeste ao Norte do Brasil, pelos rios Paraná e Tocantins. 
 
O ponto inicial é o quilombo Kalunga, em Goiás, onde vivem alguns descendentes de escravos há cerca de 300 anos. A expedição também passa pelo Pará, no quilombo do Umarizal, que, dentre outras particularidades, possui a manifestação cultural do “Samba de Cacete”. 
 
Em seguida, no Bico do Papagaio – região foco de conflitos agrários – será compartilhada a história do padre Josimo, que perdeu sua vida na luta contra os latifundiários de terra. O filme e a expedição terminam no quilombo do Maú, já em região amazônica, numa agradável conversa com o grupo musical “Banguê Cinco de Ouro”.
 
Serviço
Os documentários serão exibidos no programa Sala de Notícias, a partir desta segunda-feira (6) até a próxima sexta-feira (10), às 14h30, no Canal Futura. Reprises: segunda a sexta, às 23h30.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/