Domingo, 28 Abril 2024

No Museu do Colono, navegar é preciso

No Museu do Colono, navegar é preciso



“Não sou eu quem me navega. Quem me navega é o mar”, cantou Paulinho da Viola; “O que é um barco se não uma prisão?”, disse o estudioso Robert Burton. Frases como essas vão ilustrar a exposição Engenharia Naval em Papel, do Coletivo Monográfico, que estará aberta nesta quinta-feira (14), no Museu do colono, em Santa Leopoldina.
 
A mostra é formada por vários barquinhos de papel coloridos dispostos de modo a conectar frases sobre embarcações da literatura e da música. A ideia para montar a instalação surgiu dos escritos do historiador Lellison Souza, que pesquisou sobre a história de Santa Leopoldina. 
 
“Um dos objetivos da exposição é resgatar a história da cidade e transformar o Museu do Colono em um ponto de encontro para se discutir cultura”, explica Rodrigo Hipólito, um dos membros do coletivo. Engenharia... discuti questões a nível local, porque a cidade nasceu de um porto fluvial, mas também provoca reflexões mais amplas sobre as grandes navegações e o descobrimento de novas terras. 
 
Na galeria as mensagens sobre navegação estarão dentro de garrafas, que junto com os barquinhos formarão um diagrama espacial interligando todas as obras. Rodrigo conta que a exposição é um desdobramento de uma ação iniciada no final de 2012. 
 
“Por se tratar de uma instalação em uma galeria de comunidade, resolvemos fazer uma pequena mostra antes da exposição para chamar atenção da população e espalhamos barcos-poemas em diversos pontos da cidade”, conta. 
 


A exposição é resultado do projeto Ínfimos Corriqueiros – Pormenores Possessivos contemplado pelo Edital de Bolsa Ateliê em Artes Visuais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Engenharia Naval de Papel também dispõe de um vídeo com algumas falas do historiador Lellison Souza e de material para formação de professores e para elaboração de oficinas. 
 
O Coletivo Monográfico é atualmente composto pelos artistas Fabiana Pedroni, Joani Souza e Rodrigo Hipólito, porém não se trata de um grupo fechado, os artistas que participam do coletivo dependem da produção que se pretende. 
 
Atuando desde 2009, com diversas formações, o Monográfico desenvolve ações performáticas, intervenções urbanas, textos críticos, oficinas e vídeos. “Nas nossas ações sempre buscamos dar um significado poético a ações corriqueiras”, finaliza Rodrigo. 
 
Serviço
A exposição Engenharia Naval em Papel, do Coletivo Monográfico, será aberta nesta quinta-feira (14), no Museu do Colono. Av. Presidente Vargas, 1.501, Centro, Santa Leopoldina. Informações: (27) 3266-1250. Até 14 de junho. Entrada franca.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/