Segunda, 29 Abril 2024

O espetáculo da vida

O espetáculo da vida
Após o retrato realista da máfia napolitana feito em Gomorra (2008), o diretor italiano Matteo Garrone volta suas lentes para o espetáculo da vida em na comédia Reality – A Grande Ilusão. Tanto Gomorra quanto Reality ganharam o Grande Prêmio do Júri em Cannes.
 
No novo filme, Luciano, um humilde pescador napolitano, cai nas tramas do sonho, tão em voga, de virar uma celebridade através do programa televisivo Grande Fratello (Grande Irmão) – referência óbvia aos Big Brother da vida e, claro, ao clássico de George Orwell, 1984.  
 
Morador de uma vila decadente, casado e pai de três filhos, Luciano é convencido pela filha menor a fazer testes para o programa. Aceita, finalmente. O problema é que a coisa vira uma obsessão e o napolitano é tragado pela esperança, sempre fugidia, de participar do programa. 
 
Tudo à sua volta - família e trabalho - se desestabiliza em nome desse sonho obstinado. A partir daí, eis o cerne do filme, a identidade de Luciano sofre um processo de apagamento, ele deixa de ser uma pessoa para buscar ser uma outra que ele, definitivamente, não é.
 

E o que há entre ele e esta outra pessoa? Um universo de em que não se identifica o que é realidade e o que é a simulação da realidade. Em busca do sucesso fácil, Luciano vai perdendo todas as referências. 
 
Há um dado interessante é que o ator que interpreta Luciano, Aniello Arena, é um presidiário da Toscana que iniciou carreira na detenção. Críticos elogiaram a força e a vida que ele confere ao personagem.
 
Serviço
Reality - A Grande Ilusão (Reality, Itália/França, 2012, 116 minutos, 16 anos) 
 
Cine Jardins - Shopping Jardins: Sala 2. 18h55.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/