
O Mordomo da Casa Branca é livremente inspirado na história de Eugene Allen, mordomo negro que serviu presidentes na Casa Branca de 1952 a 1986. Quando jovem, Allen fica órfão e é acolhido por uma senhora que o transforma em um criado de casa, ensinando-lhe boas maneiras e como servir os convidados.
Depois de adulto, Eugene (Forest Whitaker) vai trabalhar em um hotel, onde tem a oportunidade de se tornar mordomo na Casa Branca. Entretanto, a sua excessiva obediência aos patrões e a total dedicação ao trabalho lhe trouxe muitos problemas em casa. Sua esposa (Oprah Winfrey) o acusa de ser ausente na família e seu filho Louis (David Oyelowo), que se envolve com os panteras negras, reclama da passividade do pai diante do preconceito e violência que os negros sofriam.
O Mordomo da Casa Branca é marcado pela narração didática do protagonista, intercalando cenas da família do mordomo com grandes acontecimentos dos Estados Unidos. Entretanto, o filme ficcionaliza algumas passagem da vida de Eugene Allen. Nessa história, ele recebe o nome de Cecil Gaines e ele não cresceu numa fazenda de algodão no Sul e nem teve um filho pantera negra.
A atuação de Oprah Winfrey como esposa do mordomo tem sido bastante elogiada e talvez lhe renda uma indicação ao Oscar como atriz coadjuvante. Oprah interpreta uma mulher que sente abandonada pelo marido e reprimida pelo filho e encontra na bebida uma forma de fugir dos problemas.
Serviço
O Mordomo da Casa Branca (The Butler, EUA, 2013, 132 minutos, 14 anos)
Cine Jardins – Shopping Jardins: Sala 1. 18h50