Segunda, 29 Abril 2024

O prazer do texto

O prazer do texto
Escritor e professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes, Erly Vieira Jr estará presente na próxima edição do projeto Conferência Com o Escritor, com o tema Os Diversos Jogos do Desejo: Literatura Erótica, nesta terça-feira (25), no Auditório da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), em Vitória. O evento faz parte das atividades relacionadas à exposição do mês, em que o foco é literatura erótica. A entrada é franca.
 
Com a proposta de contextualizar o tema da exposição, a Conferência Com o Escritor tem como objetivo gerar desdobramentos baseados em textos e livros presentes na Biblioteca. 
 
O curador da mostra explica que, paralelamente a essa dimensão sagrada do erotismo, outros autores destacam uma dimensão cotidiana, uma espécie de jogo em que se descobre e se explora o corpo do outro, esse (não tão obscuro assim) objeto do desejo.
 
“Roland Barthes, em O Prazer do Texto, nos sugere que o lugar do erótico, inclusive nas artes e na literatura, estaria onde o vestido se entreabre, revelando um pequeno pedaço da pele e nos convidando a imaginar o resto. E foi com base nessas duas concepções do erotismo que organizei essa mostra das relações entre literatura e erotismo, na qual o visitante está convidado a explorar, em quatro seções, as nuances desse jogo tão complexo, fascinante e prazeroso", afirma Erly.
 
Dentre os livros brasileiros comparecem os ícones Nelson Rodrigues, Cassandra Rios e Hilda Hilst, mais os capixabas Bernadette Lyra, com Aqui Começa a Dança, Luiz Guilherme Santos Neves, com os contos erótico-fantásticos de Torre do Delírio, Saulo Ribeiro, com Diana no Natal, e Reinaldo Santos Neves, com A Ceia Dominicana
 
Entre as obras poéticas figuram a poesia homoerótica de Paulo Sodré e Waldo Motta e também Cantáridas, poemas fesceninos dos anos 1930, compostos por Paulo Vellozo e os irmãos Jayme e Guilherme Santos Neves.
 
Serviço
A conferência Os Diversos Jogos do Desejo: Literatura Erótica, de Erly Vieira Jr., acontece nesta terça-feira (25), às 19h, na Biblioteca Pública do Espírito Santo. Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória. Entrada franca.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/