Terça, 07 Mai 2024

???O principal ingrediente é a solidariedade???

???O principal ingrediente é a solidariedade???
“Quando vi a foto dele no jornal, a gente que tem restaurante sabe que é como um filho, fiquei muito comovido”, diz o chef Juarez Campos, recordando a figura enlameada de Marco Ortiz em meio aos escombros do Restaurante Sol da Terra. Campos teve uma ideia e a apresentou ao chef Gustavo Corrêa, que a abraçou de imediato.
 
Assim nasceu o Jantar Beneficente, mais uma ação solidária em prol do restaurante arrasado por um deslizamento de terra em março deste ano.
 

 
Ortiz, Campos e Corrêa apresentam na próxima segunda-feira (15), no Cerimonial Itamaraty Hall, em Vitória, uma releitura do cardápio do Sol da Terra. Haverá ainda leilão de obras de arte (confira a relação de obras doadas até o momento) e apresentação com um trio de peso: o contrabaixista Afonso Abreu, o baterista Mario Rui e o pianista Pedro Alcântara. 
 
Campos e Ortiz se conhecem de encontros eventuais. Veem-se anualmente nas solenidades de entrega do Selo de Qualidade Turística para Bares e Restaurantes realizadas pela Prefeitura de Vitória. Não muito mais que isso. Ainda assim o projeto nasceu de forma muito espontânea - característica, aliás, de todas as ações solidárias até aqui realizadas. 
 
O ponto de partida é o cardápio do Sol da Terra, a partir do qual foram feitas sugestões. As especialidades de Campos e Corrêa nunca tiveram um foco natural. O primeiro trabalha com a cozinha italiana; o segundo, com as cozinhas libanesa e francesa. À mesa, Campos de define como “carnívoro até a medula”.
 
Mas, claro, a proposta natural da “cozinha Marco Ortiz” permanece inviolável. “Demos um toque aqui e ali, mas sem fugir à filosofia do Marco Ortiz”, sublinha Campos. “Há algumas diferenças no que será servido, mas isso é normal. A proposta do jantar é exatamente essa”, aponta Ortiz.
 
Apesar da reunião de três chefs de renome no circuito capixaba, por razões óbvias a gastronomia ficará em segundo plano. Gustavo Corrêa explica melhor: “O principal ingrediente é a solidariedade. A questão gastronômica é secundária. O prazer, mesmo, é estabelecer esse encontro”. 
 
Não à toa Marco Ortiz se valeu mais de uma vez da palavra “congraçamento” para definir o Jantar.  “Além de um bom alimento, as pessoas terão também uma música de qualidade e as obras de artes, porque são maravilhosos os artistas que estão doando”, completa.
 
Serviço
O Jantar Beneficente - Solidariedade da Terra será realizado na próxima segunda-feira (15), a partir das 20h, no Cerimonial Itamaraty Hall. R. Nominando de Oliveira Corrêa, 140, Santa Lúcia, Vitória. Quanto: R$ 120. À venda no Restaurante d’Bem (R. Joaquim Lírio, 595, Praia do Canto), Restaurante Cio da Terra (R. Maria Eleonora Pereira, 940, Jardim da Penha) e nos Supermercados São José.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 07 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/