Quinta, 09 Mai 2024

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz

Quando se olha no olho de Violeta – personagem de Alessandra Negrini –, o que se enxerga é uma expressão de ausência. Essa foi a ideia do diretor Karim Aïnouz, no filme O Abismo Prateado, baseado na música Olhos nos Olhos, de Chico Buarque.

 
O cineasta apresenta ao público a história da dentista Violeta: uma mulher de 40 anos, casada e que tem um filho adolescente. O enredo se desenvolve a partir da ação do dublador Djalma (Otto Jr.), marido de Violeta, ao deixar um recado na caixa postal do celular dela.
 
A mensagem é de abandono. Assim irrompe o imbróglio no cotidiano da dentista, que tenta compreender a situação percorrendo as cariocas ruas da cidade do Rio de Janeiro. São 24 horas em que a personagem tenta digerir o fim de seu casamento de 14 anos.
 
A intenção de Karim, nessa produção audiovisual, é falar de amor. Sem ter a preocupação de relatar conflitos sociais e políticos. O filme ainda conta com a fotografia de Mauro Pinheiro Jr. e no roteiro, o diretor tem a companhia de Beatriz Bracher, escritora.
 



A trilha sonora do longa-metragem é um fator que chama a atenção. Com uma mescla que vai de Claudinho e Buchecha e passa por Simply Red – além da novíssima música brasileira representada por Bárbara Eugênia: com a versão da canção de Chico.
 
Barbára é responsável por dar o tom na sensação de falta, de perda, que se faz presente em Violeta: “Quando você me deixou, meu bem, Me disse pra ser feliz e passar bem. Quis morrer de ciúme, quase enlouqueci, Mas depois, como era de costume, obedeci”.
 
Diretor de cinema e artista visual, Karim Aïnouz nasceu em Fortaleza, Ceará. Ganhou notoriedade no circuito cinematográfico ao lançar Madame Satã, em 2002. E ainda tem em seu currículo filmes como O Céu de Suely (2006) e Viajo Porque Preciso Volto Porque Te Amo (2010).
 
O Abismo Prateado deu ao cineasta cearense o prêmio de melhor direção no Festival Rio de 2011, além de ser reconhecido no Festival de Havana – com os prêmios de melhor atriz, fotografia e som.
 
Serviço
O Abismo Prateado (Idem, Brasil, 2011, 83 minutos, 14 anos) 
 
Cine Jardins - Shopping Jardins: Sala 2. 19h15.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 09 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/